Gestão de funcionários do condomínio

0
455
Gestão de funcionários do condomínio

Existem pessoas que acham fácil contratar funcionários, talvez a parte mais difícil seja demiti-los. E num condomínio não poderia ser diferente, a gestão dos funcionários de um condomínio é uma tarefa que precisa de atenção, empenho e disponibilidade de tempo, pois alguns funcionários como o faxineiro, o porteiro e o zelador são peças chaves dentro do condomínio, e são muito importantes para o bom funcionamento do empreendimento, e para isso, é preciso treinar a equipe, e deixá-los preparados para exercerem corretamente o cargo.

 

 

 

Contratação 

Gestão de funcionários do condomínio

O portal Síndico Legal foi atrás de algumas dicas de como ajudar o síndico ou a administradora de condomínios a contratar funcionários. Veja:

  • Realizar uma seleção de profissionais, analisando currículos e fazendo entrevistas;
  • Sugere-se pedir apoio de empresas ligadas a recursos humanos, caso a administração do condomínio prefira formas mais dinâmicas de seletivas;
  • Verifique as referências, e é sempre bom se adiantar e pedir um atestado de antecedentes criminais;
  • Não julgar somente a aparência física, e estar pronto para oferecer um salário justo, conforme a experiência de cada candidato e sua escolaridade, mas sempre de acordo com a média do mercado;

 

 

  • É possível também criar um plano de carreira, como forma de estimular um funcionário a estar sempre se empenhando, fazendo um bom trabalho, motivado a subir de cargo, ou ir para outra função;
  • É importante salientar que, que no ato da contratação do funcionário para o condomínio, o síndico ou a administradora precisa ter certeza do tipo de profissional que está procurando, quais são as funções e conhecimento necessário para poder preencher determinada vaga.

 

 

Gestão 

Gestão de funcionários do condomínio

Não é preciso destacar que os funcionários do condomínio são peças fundamentais para fazer com que a gestão seja adequada.

Não importa o setor, os funcionários são muito importantes para ajudar a manter uma boa convivência entre os condôminos. E por isso, fazer a gestão certa dos funcionários é tão interessante.

 

 

O gestor do condomínio pode criar estratégias que possam oferecer o melhor trabalho para o condomínio.

Uma boa organização ajudará o síndico ou a administradora, a estruturar seus funcionários de acordo com as atribuições, assim, cada profissional saberá o que fazer, quais os horários e metas a cumprir.

Os objetivos de uma boa gestão de funcionários são muitos, dentre eles:

  • Aprimorar a administração condominial;
  • Elaborar um grupo de funcionários de alto desempenho;
  • Ampliar o bem-estar e o contentamento dos moradores;
  • Promover a valorização dos funcionários.

Por mais que o condomínio possua uma administradora, é função do síndico fazer a gestão dos funcionários.

De acordo com o Código Civil, uma das obrigações do gestor é cuidar das áreas comuns do condomínio, por isso, administrar os funcionários também se torna uma obrigação, já que os mesmos são responsáveis por manter conservados os espaços comuns do condomínio.

 

 

No entanto, é função das administradoras do condomínio tratar do RH. Dessa forma, alguns síndicos optam por deixar sob a responsabilidade das administradoras de condomínios a gestão dos funcionários.

 

 

Toheá Ranzeti – Redação Síndico Legal

 

Leia mais conteúdo exclusivo aqui!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here