Gás encanado: o seu condomínio está seguro?

Instalação correta e manutenção dentro dos prazos são uma das formas de evitar acidentes

Se onde você mora ou trabalha tem um sistema de gás, é importante estar ciente de como ele funciona e quem se responsabiliza per ele.

A instalação deve sempre ser realizada por um técnico, com conhecimento de prensagem, cobre com estanho e até mesmo com solda foscolpe.

Não é novidade que o gás traz muitos benefícios para os moradores, embora os equipamentos sejam de alta durabilidade, é fundamental que se faça a vistoria e manutenção do sistema pelo menos uma vez ao ano.

É nessa hora que surge a Vórticco na vida dos síndicos. A empresa oferece os serviços técnicos de instalação e manutenção nos sistemas a gás, proporcionando qualidade e segurança aos condôminos.

De acordo com o Engenheiro Civil, Eduardo Faour, o cuidado no uso do gás em condomínios é uma das prioridades na gestão da segurança de qualquer edificação. “A inspeção do gás em condomínios é obrigatória quando o AVCB for renovado. Por isso o síndico precisa contratar um serviço realizado por profissionais, que atendam os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, afirmou.

Com 16 anos de experiência e responsável pela área de projetos, execução e manutenção de sistemas a gás da Vórticco, ele reforça que existem vários fatores que podem determinar acidentes associados ao gás encanado, entre eles estão: a instalação errada e a falta de manutenção.

Laudo de Estanqueidade de Gás

Já ouviu falar sobre laudo de estanqueidade? Estanqueidade significa não ter vazamento e estar bem vedado. O laudo é uma exigência do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de tubulações com gases inflamáveis.

Sobre o teste, ele é realizado de forma minuciosa para determinar se existem vazamentos no sistema. A testagem normalmente é realizada em tubulações, vasos de pressão, tanques, trocadores de calor, serpentinas, e uma série de outros equipamentos.

O Grupo Vórticco é especializado em segurança contra incêndio, contando com profissionais capacitados para a realização dos testes e emissão desse tipo laudo.

Dicas para os síndicos

  • Atenção à instalação e a regulamentação necessária para garantir a segurança dos moradores
  • Atenção à validade de medidores e tubulação
  • Manutenção adequada é fundamental para manter a segurança no abastecimento
  • Instalar aquecedores de marcas aprovadas e que estejam de acordo com as normas e legislações vigentes
  • Realizar manutenção preventiva com especialista da área nos equipamentos que utilizam o GLP (aquecedor, chuveiros, fogão, torneiras de água quente);

Ressaltando que é papel do síndico comunicar e engajar os condôminos sobre as principais medidas de segurança em relação ao gás encanado.

Fonte: G1

 

LEIA TAMBÉM

CURSO BÁSICO DE DIREITO CONDOMINIAL APLICADO