Funcionário que cuidava do material em condomínio recebe indenização

0
867

A Justiça do Trabalho de Ribeirão Preto determinou que um condomínio pague a um ex-funcionário do setor de limpeza, o adicional de insalubridade. Edmar Rocha Meirelles trabalhou dois meses e tinha um salário mensal de R$ 688. Ele agora deve receber R$ 6 mil de indenização por insalubridade.

A sentença é da juíza Roberta Jacopetti Bonemer, da 3ª Vara do Trabalho. O condomínio, que não teve o nome divulgado, ainda pode recorrer da decisão no Tribunal Regional do Trabalho de Campinas.

“Ele trabalhou durante quase dois meses fazendo a coleta de lixo urbano e sem usar equipamentos de proteção”, disse Roberto Lattaro, advogado de Edmar.

Lattaro afirmou que, nos últimos meses, a classificação de lixo urbano e doméstico foi modificada e a Justiça do Trabalho tem seguido o novo entendimento nas suas decisões.

“É considerado lixo doméstico aquele manuseado dentro de casa. Mas, a partir do momento que ele é colocado para fora, que ele passa a apodrecer, criar cheiro, ele é considerado lixo urbano. E quem lida com ele tem direito a insalubridade”, disse o advogado. Segundo Lattaro, os condomínios precisam se adequar à nova realidade, caso contrário, sofrerão uma série de ações trabalhistas.

Outro lado

Aguinaldo Rodrigues da Silva, presidente do Sindicato que representa os condomínios de Ribeirão Preto, afirma que o setor tem entendimento diferente do estabelecido pela Justiça trabalhista. “Na convenção coletiva foi entendido que este trabalhador não tem direito a periculosidade ou insalubridade”, explica.

Segundo ele, a convenção coletiva estabelece que o faxineiro que leva o lixo para a rua não é equiparado ao gari que faz o recolhimento do lixo público. “Na convenção não tem esta equiparação”, finaliza o sindicalista.

Fonte: Jornal A Cidade.

Artigo anteriorSTJ decide que infiltração causada por vazamento pode configurar dano moral
Próximo artigoAdolescentes são condenados no RJ por danificar carro de vizinha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

onze − dez =