Evitando furtos e assaltos nos condomínios

0
350
Evitando furtos e assaltos nos condomínios

O número de violência no Brasil tem aumentado todos os dias, e é por esse motivo que muitas pessoas estão escolhendo morar em condomínios residenciais.

Portanto, a segurança do condomínio é uma condição essencial, porém nem todos os condomínios são capazes de se proteger dos assaltos e furtos que acontecem constantemente no país.

Mesmo com tantos mecanismos de segurança, alguns condomínios ainda são vulneráveis aos ataques de bandidos.

A pergunta que não quer calar é: Como melhorar a segurança do condomínio e como proteger os moradores dos ataques de bandos organizados?

 

 

 

COMO ACONTECEM?

Evitando furtos e assaltos nos condomínios

Primeiramente, é importante saber de que forma os assaltos estão acontecendo, já que segundo informações da Polícia, os bandidos têm o costume de agir da mesma forma: eles primeiro observam a rotina, o funcionamento do condomínio, as ações dos funcionários, e isso ocorre durante dias, e bem antes deles cometerem o ato.

Geralmente, eles entram pela garagem, seja clonando o controle remoto, ou rendendo algum morador, ou até mesmo entrando atrás de algum carro.

 

 

Quando eles não conseguem brecha para entrar pela garagem, acabam entrando pela porta da frente com algum morador como refém só que disfarçado, ou até mesmo aplicando os golpes famosos como falso carteiro, falso entregador, falso corretor, e até falso policial, entre outros disfarces.

 

 

SEGURANÇA NA PORTARIA

Evitando furtos e assaltos nos condomínios

As atenções principais quando se trata de segurança no condomínio devem estar voltadas para a portaria, já que a maioria dos assaltos são capazes de ser evitados através do treinamento da equipe, e esses treinamentos geralmente são oferecidos por empresas especializadas, e ensinam os funcionários a reconhecer golpes e outras situações de risco.

O porteiro precisa sempre estar concentrado, e sempre suspeitar de prestadores de serviços que chegam em mais de uma pessoa.

Para evitar um assalto nesse caso, sempre entre em contato com a prestadora do serviço para confirmar a visita ao condomínio, e também peça a identificação do funcionário. São pequenas atitudes que ajudam a garantir a segurança do condomínio.

 

 

O condomínio também precisa oferecer ferramentas e suporte para que o porteiro possa colocar em prática as medidas básicas de segurança.

Como por exemplo, jamais o telefone da portaria pode estar bloqueado, pois se for preciso fazer um tipo de verificação com alguma empresa, o porteiro não irá conseguir efetuar a ligação, poderá liberar a entrada de um criminoso por falta de suporte, por isso, todo o cuidado é pouco.

Em hipótese alguma o porteiro pode passar informações sobre os condôminos, pois os bandidos podem se aproveitar dessas informações para prepararem um assalto.

O assaltante também pode se aproveitar de deixas, como uma simples placa de venda, por exemplo, pode se passar por um comprador, perguntando sobre o imóvel, pedir os dados do proprietário, e ao trocar de turno do porteiro, usar essas informações para entrar no condomínio e praticar o crime.

 

MELHORANDO A SEGURANÇA

Evitando furtos e assaltos nos condomínios

É fundamental que todo condomínio invista em segurança, e para isso existem diversas ferramentas e medidas preventivas que podem ser adotadas.

Segurança é uma somatória de fatores, que vão desde as proteções físicas e treinamentos dos funcionários até mesmo a colaboração dos condôminos.

 

 

Todos devem cooperar, e constantemente serem lembrados das medidas básicas de segurança, e para isso acontecer, o síndico pode pregar comunicados nos elevadores, ou mandar e-mails para os condôminos ou até mesmo mandar avisos nos aplicativos do condomínio.

Para melhorar a segurança, alguns condomínios estão fazendo a instalação de portões duplos, tanto na entrada de pedestres, como na dos automóveis, instalando também insulfilmes nas guaritas, contratando a portaria virtual e espalhando ainda mais câmeras, já que todo cuidado é pouco, e segurança nunca é demais.

 

 

Toheá Ranzeti – Redação Síndico Legal

 

Leia mais conteúdo exclusivo aqui!

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here