Entrou hoje em vigor o decreto que obriga o uso de máscaras em Mato Grosso

0
772
Entrou hoje em vigor o decreto que obriga o uso de máscaras em Mato Grosso

Governador de Mato Grosso decreta novas medidas para serem cumpridas a partir de hoje (13/04), em todo o Estado.

O novo decreto institui que as empresas, públicas e privadas, teriam até a data de ontem (12) para orientar os colaboradores e clientes sobre o uso obrigatório de máscaras. Para o parlamentar, a medida é mais uma ação para combater o novo coronavírus.

Mauro Mendes (DEM) lançou no último dia 03, a campanha “Eu cuido de você, e você cuida de mim”, e o uso das máscaras é a principal medida para ajudar na prevenção contra a Covid-19. O padrão adotado pretende diminuir a disseminação do vírus, e principalmente, evitar ainda mais a contaminação comunitária.

 

 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), até a tarde deste último domingo (12), existem 123 casos confirmados da Covid-19 no Estado, sendo 3 óbitos. Sendo a maioria dos casos registrados na Capital, Cuiabá.

A partir de hoje, 13 de abril, fica determinado o uso obrigatório das máscaras de proteção, podendo ser utilizado até mesmo as máscaras artesanais, desde que seja confeccionada da forma correta.

A campanha e o decreto querem estimular as pessoas a fazerem suas próprias máscaras de tecidos, pois a cirúrgica precisa estar disponível para os profissionais da saúde, e a demanda é muito grande para o abastecimento nas cidades.

uso obrigatorio de mascara

 

No decreto consta:

Art. 2º Os estabelecimentos públicos e privados deverão incentivar seus colaboradores e clientes ao uso de máscaras, mesmo que artesanais. 

Parágrafo único. Os estabelecimentos indicados no caput ficam obrigados a exigir o uso de máscaras, mesmo que artesanais, de seus colaboradores, a partir do dia 13 de abril de 2020 e durante todo o período declarado como de situação de emergência em saúde pública. 

Art. 3º O poder público deverá articular e coordenar rede de voluntários entre cidadãos, empresas e entidades da sociedade civil para a produção, distribuição e entrega de máscaras, mesmo que artesanais, para a população, em especial de baixa renda e integrantes do grupo de risco”.

 

 

Para os condomínios de Mato Grosso, o recomendado é que os síndicos não permitam que prestadores de serviços entrem nos condomínios sem utilizar as máscaras.

E em relação aos moradores, o correto é que os síndicos orientem por meio das plataformas de comunicação existentes no empreendimento, tais como: informativos nos elevadores, avisos nos aplicativos, e até mesmo nos grupos de whatsapp, ressaltando a importância de que todos precisam usar durante o dia-a-dia as máscaras de proteção, para ajudar no combate ao coronavírus.

O Governo de Mato Grosso continuará orientando a população mato-grossense, como também pretende aplicar uma multar para quem não cumprir a medida do uso de máscaras. No entanto, ainda não foi divulgado mais detalhes de como será essa penalidade.

 

 

A intenção é sensibilizar as pessoas, e mostrar a importância do uso e do cuidado com a proteção, tendo em vista, que muitas outras medidas já foram estipuladas, e a população ainda insiste em desobedecer, e continuam promovendo aglomerações, o que acaba aumentando o risco da contaminação comunitária.

A conscientização visa tocar realmente as pessoas, antes de aplicar qualquer tipo de penalidade, a intenção é cuidar da vida de cada pessoa, uns cuidando dos outros, esse é o principal intuito da campanha criada por Mauro Mendes.

 

Toheá Ranzeti – Redação Síndico Legal

 

Leia mais conteúdo exclusivo aqui!

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here