Drones começam a se popularizar na manutenção e segurança de condomínios

0
521

Apaixonados por novidades e por viagens já são adeptos a drones há algum tempo. Afinal, o equipamento faz ótimos vídeos e fotos aéreas, além de ser considerado um brinquedo para os mais crescidos. Quem nunca quis pilotar um avião?

Mas, de uns tempos pra cá, drones começaram a ser usados para outros fins, por exemplo como apoio na manutenção e segurança de condomínios. O movimento ainda é tímido, mas promete ser tendência nos próximos anos.

O equipamento pode ajudar na inspeção para manutenções de áreas mais restritas e onde uma visão aérea pode ter detalhes privilegiados, como telhados. É possível identificar telhas danificadas, necessidade de manutenção e possíveis riscos. Além de ser uma forma mais rápida e segura de chegar ao local, que é de difícil acesso.

Outro ponto de prevenção é com relação a acúmulo de água em todas as dependências do condomínio. O tema requer atenção redobrada em algumas épocas do ano, mas é sempre relevante pelos perigos apresentados pelo mosquito Aedes Aegypti. Com o drone, a ronda em busca desses focos de água é mais efetiva e abrangente.

Segurança

Ainda menos comum do que em manutenções, os drones já são utilizados para alguns experimentos em segurança de condomínios. O equipamento é capaz de ter uma visão geral do local, oferecendo imagens de movimentações suspeitas num ângulo de 360 graus.

Com mais velocidade na identificação de uma ocorrência duvidosa, diminui-se o tempo de resposta para uma ação de segurança. Mas, de forma alguma, o drone consegue substituir todos as demais ferramentas, visto que é um aparelho que depende de questões climáticas para ser utilizado, sem muita autonomia de voo. Chuva, ventos fortes ou qualquer ameaça das duas coisas, podem comprometer a efetividade e uso do mesmo.Além disso, a regulamentação legal da utilização desses equipamentos ainda não está devidamente estabelecida no pais.

A boa notícia é que a tecnologia vem nos oferecendo cada vez mais instrumentos que intensificam a segurança e proteção para desfrutarmos de uma vida mais tranquila.

Fonte: Aster

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here