Dor nas costas aumento com o home office em meio à pandemia

0
20
dor nas costas
dor nas costas aumenta em período de pandemia devido ao home office

Com o aumento da quantidade de pessoas trabalhando em home office, e na maioria delas, ambientes improvisados, tem se o aumento da taxa de sedentarismo, e com isso o aumento também no número de pessoas com dor nas costas.

De acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), quase 50% dos entrevistados começaram a sentir dor nas costas durante o período que passou a trabalhar em home office. Das pessoas que já sofriam dores crônicas, mais de 50% relatam que o desconforto piorou durante a quarentena.

 

 

O Google também apresentou uma pesquisa, onde foi detectado que o termo “dor nas costas” teve um crescimento de 76% desde o começo da pandemia no Brasil, segundo o Google Trends, serviço de análise de tendências do site de buscas.

Especialistas em atividades físicas acreditam que essas pesquisas só comprovam os péssimos hábitos de saúde que as pessoas estão tendo na pandemia, e como isso afeta o corpo. Na grande maioria, as pessoas tiveram que adaptar ambientes em suas casas, como cadeiras, mesas, que não são apropriadas para ficarem tanto tempo sentadas. Isso, sem contar que, apesar de algumas pessoas aproveitarem para fazer atividade física em casa, algumas pessoas optaram por suspender as práticas esportivas e ainda não retornaram, o que aumenta a taxa de sedentarismo, principalmente nas crianças que estão longe da escola.

 

 

Postura correta

Quando estiver em casa, de home office, e quiser evitar as dores nas costas por estar trabalhando sentado com o computador ou notebook, é importante conferir a altura da tela. Ela deve estar alinhada com o seu campo de visão. Para isso, utilize apoios embaixo da tela, podem ser livros, revistas ou até mesmo uma caixa. O que vale é suspender a tela, para que a mesma esteja alinhada à altura dos olhos.

Já no caso das mãos e antebraços, os mesmos devem estar apoiados na mesa, e se for no caso do notebook, o teclado ficará no alto, sendo assim, deve se utilizar um teclado externo para deixá-lo na mesa quando o notebook ficar suspenso.

 

 

Para os assentos, o mais recomendado são as poltronas ou cadeiras com braços e que tenham um encosto alto, pois dá mais apoio à coluna. Vale lembrar que é interessante ajustar as regulagens de inclinação e altura para saber qual é a mais adequada para você, uma dica é: as pernas precisam estar em um ângulo de 90°.

Existem também suporte para os pés, já que eles ajudam a evitar uma má postura, e consequentemente evitam dores nas costas. Há diversos modelos, os mais utilizados são os que possuem inclinação, pois permitem uma melhor posição, fazendo com que os quadris fiquem posicionados corretamente, sem forçar nada, e sem dores.

 

Redação Síndico Legal: Tohea Ranzeti

 

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here