Dia da Sobrecarga da Terra alerta para a necessidade de ações sustentáveis

Dia da Sobrecarga da Terra alerta para a necessidade de ações sustentáveis

[adrotate group=”1″]

Viver em sociedade demanda diferentes habilidades dos seres humanos, quando pensamos na organização social que é um condomínio não devemos esquecer dos desafios e particularidades que a decisão de viver em um, implica no dia a dia!

Qualquer mudança, decisão ou novidade torna-se, muitas vezes, algo polêmico, e a figura do síndico tem a função de conciliar, de indicar caminhos e gerar possíveis soluções. Com isso, a profissão de Síndico Profissional tem sido bem quista por grande parte dos condomínios — sejam ele verticais ou horizontais.

Com know-how e habilidades conciliadoras bem desenvolvidas, o Síndico Profissional se apresenta como uma verdadeira solução para muitas problemáticas vivenciadas por moradores e funcionários de condomínios, como é o caso da falta de consciência ambiental e a não adesão da coleta seletiva no condomínio, tarefa que demanda tempo e trabalho árduo para ser implantado e/ou mantido na organização complexa de um condomínio.

No dia 29 de julho é o Dia da Sobrecarga da Terra, data reconhecida mundialmente que marca o momento em que a humanidade consumiu todos os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar em um ano, data importante que pode ser tema de campanha e conscientização na organização do condominial.

Confira as dicas da Síndica Profissional Clarice Sanches para que seu Condomínio esteja atento às boas práticas para não sobrecarregar o Planeta Terra e ser sustentável. Veja abaixo:

Lâmpadas de LED

Aderir às lâmpadas LED é um método simples e de baixo custo. Algumas das vantagens são:

  • Maior vida útil (+50 mil horas);
  • Menor consumo de energia;
  • Baixa manutenção;
  • Mas sempre faça um planejamento estrutural e orçamentário antes de instalar.

Coleta Seletiva

Através da coleta seletiva é possível destinar o lixo para o local correto. Pois há a separação dos resíduos em lixeiras específicas categorizadas da seguinte forma:

  • Materiais recicláveis;
  • Materiais orgânicos;
  • Materiais eletrônicos;
  • Materiais radioativos.

Destinação correta dos rejeitos

Os resíduos que não se enquadram como orgânicos ou recicláveis, devem obter bastante atenção, pois são potenciais poluentes. Estamos falando dos eletroeletrônicos e móveis, que, se descartados incorretamente, podem poluir o solo, o mar e lençóis freáticos devido a sua composição.

Manutenção Preventiva

Com o intuito de antecipar obras de reparos, a manutenção preventiva em condomínios é um planejamento que levanta um relatório da saúde estrutural da dependência e realiza reparos antecipadamente.

E com essa análise sem caráter emergencial, evita desperdícios de recursos naturais como de água e energia pois identifica possíveis pontos de vazamento de água e problemas elétricos, nem de recursos financeiros.

Quem é Clarice Sanches

Imagem: Divulgação/BelaMídia

Clarice Sanches, é idealizadora do #chameAsindica, e atua como síndica há mais de 10 anos. Com esse tempo de atuação na área, sabe exatamente quais são os desafios e particularidades dessa tarefa pouco reconhecida.

Pelo @claricesanches diariamente a profissional dá dicas sobre a administração de condomínio para síndicos, moradores, funcionários de portaria, zeladoria e limpeza, entregando informações de grande utilidade de maneira leve e divertida!

Ela disponibiliza ainda, mentorias e consultorias para condomínios, para descomplicar o planejamento das manutenções, organizar os afazeres legais e treinar os funcionários para humanizar a administração.

 

Fonte: Tem Londrina

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE