Jurisprudência

Desembargador do TJDFT determina a suspensão da execução de obra em bicicletário construído em área comum em condomínio no DF, por falta de quórum qualificado.

O Excelentíssimo Senhor Desembargador Renato Rodovalho Scussel, proferiu decisão monocrática, em sede de Agravo de Instrumento, a tutela de urgência requerida por um condômino, para determinar a suspensão das deliberações relativas ao bicicletário realizadas nas Assembleias feitas pelo condomínio, até o julgamento de mérito da lide.

A decisão teve como efeito a suspensão da execução da obra do bicicletário em curso, e a determinação que ele seja construído em outro local do Condomínio. De acordo com a parte agravante, representada pelo Dr. Henrique Castro, especialista em Direito Condominial, as Assembleias realizadas no condomínio, seriam nulas, porquanto já que a deliberação relativa à mudança de destinação da área comum e verde exigiria o quórum de dois terços dos condôminos (art. 1.351 do CC), contudo, tais as assembleias entre os condôminos não teriam atingido tal quórum, além disso afirmou que a instalação do bicicletário no local pretendido irá cercear a privacidade e o sossego dos condôminos com residência próxima, em afronta aos artigos 1.227 e 1.336, IV, do CC.

O ilustre desembargador Senhor Scussel:

“…Considerando as particularidades do caso em apreço, verifico que – ao menos em sede de análise superficial própria desta fase processual – a construção do bicicletário aparenta se enquadrar na categoria de obra útil (art. 96, § 2º, CC), por ampliar o uso da área comum do condomínio. Isso porque a obra garantirá outra utilidade à área comum: a possibilidade de armazenamento de bicicletas – vedada pelo Regimento Interno em caso de inexistência de bicicletário (art. 59). Nessa hipótese, o quórum legal para a aprovação assemblear dos aspectos relativos à obra de tal natureza parece ser o previsto no art. 1.341, II, do CC, qual seja, maioria dos condôminos…”.

Por se tratar de recurso de agravo de instrumento com efeito suspensivo ativo, foi terminado a intimação do agravado, nos termos do art. 1.019, inciso II, do CPC.

Acesse o PJe2 e confira o processo: 0702816-39.2023.8.07.0000

 

Fonte: TJDF

Luiz Davi

Recent Posts

Juiz declara que moradores são donos de condomínio de R$ 39,4 milhões

A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal reconheceu que a…

19 horas ago

Escorpiões e ratos invadem condomínio e moradores andam com pedaços de pau

Uma infestação no Condomínio Residencial Tiradentes, no bairro Santa Teresa, em São Bernardo, está tomando…

23 horas ago

Briga de trânsito termina com homem baleado dentro de condomínio

Um homem de 44 anos foi baleado no braço, nessa quarta-feira (24), após uma discussão…

23 horas ago

Vídeo mostra momento em que vizinhos trocam tiros em condomínio de classe média em Salvador

O vídeo de uma câmera de segurança mostra o momento em que dois vizinhos trocaram tiros…

23 horas ago

Famosos voltam a estado de alerta em condomínio de luxo de Salvador

Os moradores do condomínio Alphaville 2, localizado nas proximidades da Avenida Paralela, em Salvador, voltaram…

1 dia ago

Síndico coloca “mão na massa”, arruma ruas e pinta praça ao lado do condomínio

Quando falamos dos condomínios deixados pela antiga Homex, na região do Bairro Centro-Oeste, em Campo…

1 dia ago