Defesa Civil libera que moradores retornem a prédios interditados

0
253
Defesa Civil libera que moradores retornem a prédios interditados

Os moradores do condomínio em que uma guarita desabou em Jacareí (SP) vão poder voltar para o imóvel, segundo a Defesa Civil.

O órgão fez vistorias junto ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na quinta-feira (27) e os laudos mostraram que não houve danos na estrutura das duas torres.

A chuva da última terça-feira (25) causou estragos na cidade. Deslizamentos de terra e desabamentos deixaram quase 200 pessoas desalojadas, entre elas 70 moradores de um condomínio no bairro Nova Jacareí.

O solo do local cedeu e a guarita desmoronou. Após a queda, todos os moradores das duas torres foram retirados pela Defesa Civil até a avaliação de impactos nos prédios. A suspeita era de que, com a passagem de um rio atrás dos imóveis, o solo tivesse sido afetado e passasse a ser instável.

A vistoria do IPT, no entanto, constatou que não houve danos. Apesar disso, antes que os moradores retornem, vão ser necessárias intervenções no local, como instalação de um tapume onde antes ficava a guarita, mudança da saída da garagem para a parte de trás do condomínio e a construção de uma nova passagem de pedestres.

“As torres não foram atingidas, segundo o laudo. Foram pedidas obras de segurança e, depois delas, eles vão poder voltar aos imóveis. A Defesa Civil continua monitorando a área”, disse José Donizete Martins Toledo, diretor da Defesa Civil.

Impactos

A chuva da última terça-feira causou problemas em 61 bairros em Jacareí, resultando na interdição de 69 casas.

De acordo com o relatório da Defesa Civil desta sexta-feira (28), 44 pessoas estão desabrigadas e vão ser encaminhadas para aluguel social e outras 166 estão desalojadas.

O órgão informou que os moradores mais impactados são dos bairros Bandeira Branca e Cidade Salvador. Os moradores que não estão na casa de parentes, estão sendo assistidos pelo Fundo Social de Solidariedade.

Fonte: G1

 

Leia mais notícias aqui!

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here