No final do ano de 2020, o aplicativo Pinterest divulgou uma lista completa contendo algumas previsões que seriam tendências de lifestyle em 2021. E dentro das categorias que mais tiveram destaques foi a de lar e decoração, que diante do home office acabaram ganhando mais destaque consequentemente. Nesse segmento, o que mais tem sido notado entre arquitetos e designers internacionais é a tendência japandi, mas você sabe o que é isso? Bom, é uma nova tendência, que conecta elementos de decoração japoneses com escandinavos.
- SAIBA MAIS SOBRE: Saiba como usar tapetes na decoração
Por mais distantes que essas duas regiões estão, tanto no quesito cultural como geograficamente, percebeu-se ao logo do tempo que ambas as estéticas seguem rumos semelhantes.
Estilo Japandi
Esse design é conhecido pela simplicidade unida à praticidade e preza pela valorização de elementos naturais e manufaturados. Geralmente, as referências decorativas dos espaços acabam pendendo para linhas limpas, com uma paleta de cores de tons terrosos e cores mais neutras e suaves. Os elementos juntos dão a sensação de valorização do ambiente, enaltecendo a luz natural e a natureza como um todo, o que é considerado muito importante para as culturas do Japão e da Escandinávia.
Decoração em meio a pandemia
No ano de 2020, as casas acabaram se tornando espaços múltiplos, onde as rotinas de descanso, estudo e trabalho se chocaram quase que o tempo todo, em todos os cantos da residência.
É aí que o minimalismo e a funcionalidade presentes no estilo japandi faz a diferença, pois acabam sendo importantes quando é preciso se reinventar e se adaptar a uma nova realidade, diante das reais necessidades.
A madeira maciça, cestos artesanais em bambú e acessórios em alumínio escuro tem sido elementos de inspiração japandi, e que tem sido bastante procurado em lojas de móveis e decoração.
- SAIBA MAIS SOBRE: Ponto focal: Como transformar a decoração da sua casa
É importante investir em um ambiente tranquilo, organizado, para que se possa descansar e ao mesmo tempo fazer outras atividades, sem que seja preciso fazer todo um trâmite de arrastar móveis para cá e para lá.
E mesmo tendo uma estética minimalista, o japandi não dá aquela sensação de casa vazia. É aquela velha história, menos é mais, e principalmente quando o menos são peças tão especiais!
Redação Síndico Legal – Toheá Ranzeti
LEIA TAMBÉM
- Explosão em condomínio de Manaus deixa vítimas com queimaduras
- Justiça Federal defere liminar contra atuação ilegal de administradora de condomínio
- Justiça determina retirada de mais de 50 capivaras que vivem em condomínio de Sorocaba