Cuidados com o jardim no verão

0
33
cuidados com o jardim
cuidados com o jardim

Alguns cuidados com o jardim precisam ser feitos durante o período do verão, para que ele fique bonito e principalmente saudável, e também para evitar que as plantas morram. Pensando nisso, o portal  preparou 4 dicas simples e fáceis para que você consiga deixar o seu jardim colorido, verde, bonito e bastante saudável, e também para que ele sobreviva a estação mais quente do ano.

Regar sempre com moderação

Vale lembrar que não é porque é o dia mais quente significa que seja um dia seco. Existem regiões onde chove muito no verão, e é por isso que é preciso ter cuidado com as regas. Nesse caso onde cidades que acabam tendo muitas chuvas, as regas podem ser feitas mais espaçadas, pois o excesso de água na planta pode fazer com que a raiz apodreça, ou facilita o surgimento de fungos.

 

 

Nas regiões realmente mais secas, opte por fazer a rega quando o sol estiver mais ameno, como por exemplo, nas primeiras horas da manhã, ou até mesmo no fim da tarde.

Se você regar o seu jardim num horário em que o sol esteja alto, pode ocorrer queimaduras nas plantas, ou, devido à alta temperatura, a água evaporar antes mesmo de chegar nas raízes.

Uma dica para saber quando as plantas precisam de água, apalpe o solo e sinta a terra, se ela estiver úmida, significa que não precisa ser regada, pois já estão hidratadas. Apenas molhe o seu jardim se ele estiver com o solo quente, ou muito seco.

Elimine os galhos secos

Além de darem a aparência de descuido e abandono, os galhos secos podem ser prejudiciais para o crescimento das plantas, pois os nutrientes não conseguirão ser absorvidos e distribuídos de forma adequada para os galhos, que precisam crescer.

 

 

Sem contar que se estiverem muito perto da terra, as folhas secas e galhos acabam bloqueando a entrada de ar e dificulta também a absorção da água no solo.

As pragas e os cuidados com o jardim

O verão tem a fama de ser a estação preferida das pragas, insetos e bactérias nos jardins. Por isso, é muito importante ficar atento as suas plantas, para evitar que qualquer dessas pragas e novas espécies tomem conta do seu jardim.

Quantidade de exposição ao sol, cuidados com a rega, e também com os adubos são essenciais para impedir que as pragas apareçam. Mas caso ainda assim, elas surjam, a primeira coisa a se fazer é a poda de limpeza. Retirar os galhos contaminados é primordial para que o restante da planta não seja afetado, e possa continuar saudável.

Existem produtos naturais que combatem certos tipos de pragas, como a calda de fumo, se a infestação ainda estiver no começo. Mas se o seu jardim precisar de pulverização, é recomendado que contrate profissionais especializados, para que você tenha certeza do produto e da qualidade do serviço, já que o mesmo saberá exatamente qual é o produto mais adequado para cuidar do seu jardim em cada situação.

 

 

Adubo para as plantas crescerem

Depois do período frio do inverno, o jardim desperta na primavera, e fica exuberante no verão, metabolizando e absorvendo os nutrientes existentes no solo de forma bem rápida. É por isso que o adubo é importante no verão.

Mas antes do adubo, é importante falar da aeração do solo, que é o processo de afofar a terra, para que ela consiga respirar. Esse é o momento exato para tirar os torrões de terra seca e ervas daninhas, para que a planta consiga receber o fertilizante ou o adubo.

E aí, gostou das nossas dicas de cuidados com o jardim durante o verão? Aproveite o tempo que estiver em casa, e deixe-a mais harmoniosa, capriche no seu jardim!

Redação Síndico Legal: Tohea Ranzeti

 

LEIA TAMBÉM

 

IBSCREVA-SE NA TV SÍNDIOCO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here