Cooktops têm novas tecnologias e conectividade

0
44
Reprodução/Samsung

Investir em um cooktop é uma escolha visual para a cozinha, mas também tecnológica. Cada vez mais, esses equipamentos embarcam inovações que deixam os fogões tradicionais para trás. O Shoptime tem algumas informações para ajudar você na escolha do seu cooktop.

Podemos dizer que os cooktops são a parte de cima dos fogões tradicionais: apenas a mesa de queimadores, mas sem um forno embutido. Por isso, eles precisam ser instalados diretamente em uma bancada. São equipamentos ideais para cozinhas com móveis planejados e bancadas sob medida.

Como resultado, o ambiente ganha um ar mais contemporâneo e moderno, com linhas contínuas e sem interrupção da bancada para um fogão ali no meio. Há até opções coloridas, para quem está planejando uma cozinha de visual mais divertido.

Esses eletrodomésticos são encontrados com dois tipos de alimentação: elétrica e a gás.

Os cooktops a gás demandam uma fonte de GLP (gás de botijão) ou gás natural (gás de rua encanado). As bocas são iguais às dos fogões mais modernos, com trempes finas ou mais robustas, enquanto a mesa pode ser de inox ou vidro temperado.

Já os cooktops elétricos estão disponíveis em duas versões. Os convencionais funcionam pelo aquecimento de uma resistência que, em modelos mais modernos, ficam sob uma mesa vitrocerâmica, que é de fácil limpeza. Têm recursos como timer, desligamento automático de segurança e regulagem cada vez mais precisa de temperatura.

Para usar esse tipo de equipamento, as panelas precisam ter fundo plano e reforçado, de preferência de aço ou ferro.

E existem os cooktops elétricos de indução. O calor é gerado por um campo eletromagnético transferido diretamente para a panela. Por isso, elas devem ser de ferro fundido ou inox com fundo triplo. Esse modelo é bastante seguro, pois o usuário não se queima ao encostar na mesa, nem o alimento, se derramado, queima ou resseca, o que vai facilitar a limpeza. Apenas as panelas vão esquentar.

Cooktops inteligentes

Entre os cooktops elétricos, os fabricantes começam a apresentar modelos smart, que possuem conectividade com a rede doméstica de internet. Assim, permitem controle e monitoramento de onde você estiver, por meio de smartphone, com um app da marca, ou via assistentes virtuais, como o Google Assistente ou a Siri. Isso permite, inclusive, comandos de voz, se você estiver com as mãos ocupadas.

Além da conectividade, modelos de cooktops smart e lançamentos das marcas contam com inovações nas bocas ou pontos de contato da mesa vitrocerâmica, incluindo sensores mais modernos, que permitem uma regulagem mais precisa da temperatura para os seus preparos.

Por serem modelos premium, esses eletrodomésticos chegam ao mercado com materiais tecnológicos mais resistentes a riscos e mais fáceis de limpar.

O Shoptime tem dezenas de modelos de cooktops e também fornos de bancada e de embutir, além de fogões tradicionais. Visite o site para conhecer as opções.

Fonte: TechTudo

 

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here