Conta de energia deve ser mais barata em Junho

0
500

condomínios devem ficar atentos para não extrapolar o consumo.

– Veja as dicas

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou no dia 31 de Maio que a bandeira tarifária para junho de 2019 será a verde, sem cobrança extra nas contas de luz.

Em maio, foi acionada a bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A Aneel disse que, embora junho seja um mês típico da estação seca nas principais bacias hidrográficas do país, “a previsão hidrológica para o mês superou as expectativas, indicando tendência de vazões acima da média histórica para o período” e que, por isso, o cenário foi favorável para a retirada da cobrança extra nas contas de luz.

A energia elétrica, assim como a água, é uma das maiores contas do condomínio e, economizar o consumo faz toda diferença. Saiba como economizar:

 

Economizar água

Um dos grandes desperdício de água e energia nos apartamentos são as descargas dos vasos sanitários.

Por esse motivo, é o morador que deve verificar se existem possíveis vazamentos em seu condomínio, assim, além de economizar na conta de água você também economizará na conta de energia elétrica.

Para fazer com que a água suba para os apartamentos, é necessário que uma bomba hidráulica seja acionada.

Desta forma, um menor consumo de água se traduz em menos trabalho para a bomba, e consequentemente menos gasto de energia elétrica.

Elevadores modernos

Elevadores antigos demandam diversas manutenções, geram mais gastos quando o assunto é energia elétrica, uma vez que os modelos atuais foram pensados para consumir menos energia.

Pode modernizar os elevadores do condomínio com um “Comando por Inversor de Frequência”. Dessa forma, apenas a corrente elétrica necessária será mandada para o motor do elevador, gerando uma economia de cerca de 40% em relação aos elevadores com comando de relês.

Também reduz o fator de potência do condomínio, que pode encarecer a conta em até 17%.

 

 

Sobrecarga no elevador

É importante respeitar o número máximo de passageiros indicado na cabine. Isso. evita danos ou queima do motor do elevador. Desligue um dos elevadores em horário de pouco uso também é uma forma de economizar energia elétrica.

 

Iluminação da garagem

Alterne iluminar as áreas de circulação de veículos na garagem ao invés dos boxes.

 

Geradores de energia

Use o gerador de energia em horários de picos, entre 18h e 21h, período em que a energia elétrica é fornecida com um custo mais elevado, quando existe um maior consumo da mesma.

Assim, com a presença de um gerador de energia para condomínio, o equipamento além de assumir a função de fornecer energia elétrica nos momentos das falhas das concessionárias, pode ser utilizado nos horários de pico gerando economia de custo.

 

Iluminação

Procure usar cores claras em ambientes de área comum, reduzindo assim a necessidade de muita iluminação artificial.Sempre que possível use iluminação natural.

– 

Geiseane Lemes – Redação Síndico Legal

(Com informações da Agência Brasil e Tivea)

 

Leia mais Matérias Exclusivas aqui!

 

LEIA TAMBÉM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here