Noticias

Construção de condomínio de luxo na Barra ameaça fauna no bairro

Rio – Luxo, exclusividade e estilo de vida invejável: assim é anunciado um grande empreendimento residencial de luxo em uma das áreas mais cobiçadas da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. No entanto, o que deveria ser uma importante revitalização do espaço, levando benefícios à região, tornou-se sinônimo de preocupação para um grupo de moradores e pode acabar com a fauna local.

Ao DIA, moradores da Península, sub-bairro nobre da Barra, denunciam que a construção do condomínio de luxo pode prejudicar vida silvestre por estar muito próximo da faixa marginal da lagoa. Segundo a denúncia, cerca de 20 metros depois da demarcação do loteamento há placas sinalizando a presença de animais silvestres, como jacarés, serpentes, capivaras, saguis e pássaros. Além disso, o empreendimento ainda não possui licença ambiental da Prefeitura do Rio e, portanto, as obras sequer podem começar.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (Smdue) informou, nesta segunda-feira (5), que os pedidos de licença ambiental feitos pelos responsáveis pelo empreendimento de luxo ainda estão em análise. A pasta também destacou que foi concedida licença urbanística, que independe da licença ambiental, na qual consta a necessidade de se respeitar a faixa marginal de proteção da lagoa. “O início das obras só poderá ocorrer após a análise e concessão de licença ambiental, bem como eventuais pareceres de outros órgãos da Prefeitura do Rio”, afirmou a SMDUE.

Procurada, a Associação Amigos da Península (Assape), que se apresenta como responsável pela conservação da qualidade ambiental existente na Península, informou que os loteamentos mencionados na reportagem sempre existiram e que, inclusive, há outras construções na mesma faixa marginal. A associação disse ainda que a fiscalização de um possível descumprimento da lei ambiental não compete a eles, mas somente a vigilância das vias e trilhas.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que a competência do licenciamento ambiental deste tipo de empreendimento é compartilhada com as esferas estadual e municipal. “Em consulta ao sistema de dados do Inea não foi encontrado quaisquer informações acerca do licenciamento do empreendimento citado”, detalhou o órgão.

Conforme a construtora Azo Inc, empresa detentora dos dois lotes que pertencem ao condomínio de luxo, o projeto prevê a construção de três blocos de quatro andares, em dois lotes na Península.

Em nota, a Azo afirma que segue rigorosamente o processo aprobatório municipal para o desenvolvimento de seus projetos em todas as cidades onde atua. “O empreendimento em questão tem as licenças de obras e para o stand de vendas emitidos pelos órgãos competentes da Prefeitura do Rio, além de estar em conformidade com os demais órgãos de aprovações. A empresa também conta com a assessoria de profissionais multidisciplinares que são referências em questões que envolvem demandas ambientais, o que nos dá ainda mais segurança que estamos adotando todas as medidas necessárias para o cumprimento das legislações ambientais”.

 

Fonte: O dia!

Luiz Davi

Recent Posts

O desafio dos síndicos na sociedade líquida

Na sociedade contemporânea, descrita por Zygmunt Bauman como “líquida”, onde tudo parece estar em constante…

18 horas ago

PCDF resgata seis gatos em estado de abandono e maus-tratos dentro de apartamento em Taguatinga

A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) realizou na tarde dessa terça-feira…

19 horas ago

Sócias de imobiliária são indiciadas por se apropriar de R$ 7,5 milhões e lesar 250 condomínios no RS

Polícia Civil indiciou as três investigadas, sócias da Imobiliária Meninos Deus, em Porto Alegre, por…

19 horas ago

Morador de apartamento é preso por incomodar vizinhos e agredir porteiro de prédio em bairro nobre de Rio Verde

Um homem foi preso pela Polícia Militar (PM) por perturbação do sossego de moradores e…

19 horas ago

Polícia prende casal e apreende carros de luxo em condomínio durante operação em Jundiaí

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí (SP) apreendeu três carros de luxo e duas…

19 horas ago

Moradores de condomínio popular enfrentam polícia após incursão violenta

Na noite do dia 3 de setembro, policiais invadiram o condomínio popular Princesa Isabel, que…

19 horas ago