Noticias

Condomínios de Belém aderem ao reconhecimento facial para controle de acesso e segurança

Administrar a entrada de moradores e visitantes é uma das atribuições fundamentais da portaria dos condomínios. Pensando na praticidade e na garantia de segurança, cada vez mais administradoras prediais aderem à implementação de ferramentas tecnológicas, como o uso de biometria a partir reconhecimento facial. Segundo Franklin Matos, proprietário de uma empresa de equipamentos de segurança, em cerca de dois anos, a procura por esse tipo de recurso cresceu em média 35%.

“É um serviço que está em expansão. A segurança nesse caso é muito superior ao modo convencional e a tecnologia pode ser usada em vários segmentos”, aponta o empresário.

O assessor jurídico do Sindicato dos Condomínios do Pará, Kleber Martins, explica que a implantação da ferramenta de controle de acesso apresenta tanto pontos positivos quanto implicações negativas para algumas situações, e diz que cabe aos moradores e a administração condominial avaliar com atenção os prós e contras, preferencialmente em assembleia com os demais moradores.

As ferramentas de reconhecimento facial dispensam a presença física de um funcionário, como porteiro, sendo a liberação operacionalizada por meio de aplicativos ou controles remotos. De acordo com o representante do sindicato, algumas pessoas mais idosas tendem a ter mais dificuldade com o uso dos recursos.

“Pelo que eu tenho notado, condomínios que têm a maior parte de condôminos mais idosas, eles têm uma certa dificuldade com esse tipo de portaria, porque esses moradores têm dificuldade de manuseio, e em alguns casos é preciso até ser revertido, voltando para portaria física mesmo, com os porteiros”, revela Martins.

Quanto aos benefícios, Kleber Martins afirma que a inserção da tecnologia reduz, principalmente, os custos na folha de pagamento, a qual, incide uma parte fixa das despesas dos condomínios.

“Quando eles tiram a portaria física e passam para uma portaria digital, de certa forma, as contas do condomínio respiram melhor, abrindo mais oportunidade para o condomínio investir em outras coisas. Então, assim, a portaria eletrônica tem sido vista como uma válvula de escape para a despesa do condomínio”, declara.

O advogado José Maria Maués, especialista em direito imobiliário e condominial, acrescenta que a automatização das portarias implica na diminuição do passivo trabalhista, no entanto também cria um mecanismo de controle mais eficaz.

“Você consegue controlar melhor, fica tudo registrado, quem entra e quem sai, com foto, hora. Assim, cria um controle de entrada e saída de portaria muito maior e melhor e mais eficaz”, destaca o advogado.

Por outro lado, Maués avalia que a presença de um funcionário não pode ser dispensada completamente devido a necessidade da intervenção humana em determinadas situações. “O porteiro consegue perceber a movimentação no entorno e reparar se há alguém cercando o condomínio para, de repente, cometer algum ato criminoso. No caso de faltar energia elétrica, por exemplo, o sistema não volta instantaneamente. Se tiver alguém com urgência, querendo entrar para poder subir para acudir alguém lá em cima, e se não tem porteiro, tem que esperar resetar o sistema” completa.

 

Fonte: O liberal

Luiz Davi

Recent Posts

O desafio dos síndicos na sociedade líquida

Na sociedade contemporânea, descrita por Zygmunt Bauman como “líquida”, onde tudo parece estar em constante…

21 horas ago

PCDF resgata seis gatos em estado de abandono e maus-tratos dentro de apartamento em Taguatinga

A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) realizou na tarde dessa terça-feira…

21 horas ago

Sócias de imobiliária são indiciadas por se apropriar de R$ 7,5 milhões e lesar 250 condomínios no RS

Polícia Civil indiciou as três investigadas, sócias da Imobiliária Meninos Deus, em Porto Alegre, por…

22 horas ago

Morador de apartamento é preso por incomodar vizinhos e agredir porteiro de prédio em bairro nobre de Rio Verde

Um homem foi preso pela Polícia Militar (PM) por perturbação do sossego de moradores e…

22 horas ago

Polícia prende casal e apreende carros de luxo em condomínio durante operação em Jundiaí

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí (SP) apreendeu três carros de luxo e duas…

22 horas ago

Moradores de condomínio popular enfrentam polícia após incursão violenta

Na noite do dia 3 de setembro, policiais invadiram o condomínio popular Princesa Isabel, que…

22 horas ago