Condomínio sustentável: pequenas ações cuidando do meio ambiente

0
68
condomínio sustentável
condomínio sustentável

Não é toda a população que se preocupa com o meio ambiente e com a degradação das áreas verdes. Mas para aqueles que se preocupam, o portal Síndico Legal preparou este conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber para deixar o seu condomínio sustentável, prezando pelo uso racional dos recursos naturais. Fique tranquilo, é mais simples do que parece!

O que é um condomínio sustentável?

São empreendimentos que buscam diminuir o impacto causado no meio ambiente. Para atingir essa meta, alguns cuidados são tomados para evitar o desperdício de recursos naturais.

 

 

São diversas pequenas ações, como por exemplo, destinar corretamente os resíduos, fazer o uso racional da água e da energia elétrica e preservar as áreas verdes, são medidas que fazem com que os condôminos diminuam o seu impacto ambiental.

Vantagens de um condomínio sustentável

Educação da nova geração

Um dos maiores benefícios é a oportunidade de educar e criar os filhos em um local onde existe uma preocupação com a preservação do meio ambiente.

Lembrando que, hoje em dia, as crianças estão ficando cada vez mais longe do contato da natureza, por conta da correria do dia-a-dia, a vida nas grandes cidades, tendo como resultado uma geração voltada para o consumismo.

A partir do momento em que as crianças começam a ver os adultos em sua volta se preocupando com o meio ambiente, dando exemplos de cuidados, acabam se espelhando e também desenvolvendo a proteção do meio ambiente.

 

 

Para facilitar essa educação com a criançada, alguns condomínios sustentáveis separam um espaço para a construção de uma horta. Essa horta acaba oferecendo muitos benefícios, desde as folhas mais frescas, até produtos livres de agrotóxicos. Somado a isso, ela acaba fazendo com que as crianças fiquem mais ligadas a natureza, ensinando o quanto somos dependentes dos recursos do meio ambiente, e o quanto precisamos cuidar dele para que possamos aproveitá-los.

Redução de custos

Um outro fator que o condomínio sustentável oferece é a redução de custos, como o gasto com água e energia elétrica que tende a ficar menor, se algumas medidas forem adotadas, como uso racional desses recursos.

Com o passar do tempo, essas medidas de economia e uso inteligente da água e da energia elétrica irá repercutir nos gastos com manutenção do condomínio, podendo até mesmo diminuir o valor da cota condominial.

Como transformar o condomínio num empreendimento sustentável?

Dependendo das medidas que precisam ser feitas, algumas delas precisarão de investimentos na infraestrutura, como por exemplo, a adesão da energia solar e sistemas de coleta da água da chuva. Apesar desses investimentos terem um custo inicial considerável, a economia que eles irão oferecer poderá ser facilmente percebida no declínio do consumo de água e energia elétrica.

Reciclagem do lixo

Geralmente uma das medidas mais utilizadas na sustentabilidade em condomínios é a reciclagem do lixo, ou seja, a implantação da coleta seletiva, dando destinação correta aos resíduos e à reciclagem.

 

 

Mas para que essa ação dê certo, é preciso contar com a colaboração dos condôminos, já que é um processo que terá início dentro das unidades com a separação correta dos lixos. É por isso que é muito importante a conscientização dos moradores, e para ajudar nisso, o síndico ou a administradora precisará disponibilizar lixeiras separadas para cada item coletado, como também buscar empresas que fazem a coleta do lixo e dão uma destinação correta para ele.

Existem cooperativas que atuam na reciclagem, portanto, além de ajudar o meio ambiente, irá também ajudar na renda dos cooperados.

Valorização do empreendimento

Por mais que possa não parecer, diante do atual cenário em que o mundo se encontra, e cada vez mais pessoas valorizarem os cuidados com o meio ambiente, acaba tendo como resultado a valorização do imóvel. As pessoas têm mostrado maior interesse quando o condomínio mostra ser sustentável e que se preocupa com o meio ambiente. Assim, valorizando também cada unidade presente dentro desse condomínio.

Redação Síndico Legal: Tohea Ranzeti

 

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here