Concessionária de água e esgoto causa alagamento da rede de esgoto em Edifícios em Cuiabá; Veja vídeo

0
76
Tohea Ranzeti- Centro Empresarial Paiaguás

No dia 25/05, em Cuiabá, o estacionamento subsolo 2 do edifício Centro Empresarial Paiaguás amanheceu alagado devido um problema na rede de esgoto na rua que fica no fundo do prédio.  O local precisou ser interditado, e os locatários e condôminos precisaram estacionar seus veículos em outro local.

 

De acordo com o zelador do condomínio, Luiz Rocha Martins, o problema surgiu após as obras que a concessionária de água e esgoto, as Águas Cuiabá, começaram a fazer na região, a fim de sanar os alagamentos nas ruas durante o período de chuvas. “Para o Centro Empresarial Paiaguás o prejuízo financeiro foi enorme, gastos com caminhões limpa fossa, tivemos que pagar um estacionamento externo e particular para que os condôminos e locatários pudessem estacionar seus veículos”, relata o zelador.

 

 

Após inúmeras reclamações dos alagamentos durante as chuvas, a concessionária de água e esgoto, as Águas Cuiabá foram até a região e desde então tem trabalhado nas ruas. Porém, segundo relatos, nunca nenhum prédio nas proximidades havia tido problemas com a rede de esgoto.

O síndico Vanildo Gasparatto, do Edifício Barão de Melgaço que fica na Rua Marcos Pereira da Luz, onde aconteceu o problema com a rede de esgoto exalta que o seu prédio teve inúmeros problemas. “Nunca tinha visto uma situação como essa, a água totalmente contaminada, o elevador está com água de esgoto pela metade, a água está voltando nos ralos dos apartamentos, inclusive tive problema de contaminação na piscina, sem contar o mau cheiro que está”, diz o síndico.

estacionamento centro empresarial paiaguás

A situação está caótica, e os locatários do edifício comercial estão indignados com o estado em que o prédio está. “Trabalho há aproximadamente 3 anos no Centro Empresarial Paiaguás, inclusive estaciono meu carro no 2º subsolo, que é o local mais prejudicado, e que se encontra totalmente alagado, e com um cheiro horrível de fezes, e nunca havia presenciado uma cena tão horrenda como esta.

 

 

O esgoto está voltando, e curiosamente isso aconteceu após essa obra que estava sendo feita na rua dos fundos, onde abriram o asfalta, e mexeram em algumas tubulações, e agora esse problema, com o retorno do esgoto, e pelo que eu sei, não é só aqui no prédio, como em outros edifícios tanto comerciais como residenciais, e ao que tudo indica, a rua toda está sofrendo com esse problema, voltando fezes, e com as bocas de lobo totalmente cheias”, exalta o advogado Lucas Oliveira.

A concessionária Águas Cuiabá esteve no local, analisou, porém, preferiu não se comunicar. Já a Prefeitura de Cuiabá, enviou uma equipe da Secretaria de Obras Públicas para verificar a situação, e entender o que pode ter ocorrido.

Hoje (26/05), o Secretário de Obras Públicas do município, José Roberto Stopa esteve no local junto com uma equipe onde constatou ser um problema da rede de água pluvial, onde possivelmente os edifícios estariam interligados.

A Prefeitura vai realizar a remoção da rede existente (400mm) e substituí-la por uma de diâmetro maior (800mm). Hoje vão abrir no ponto de interligação a fim de tentar sanar paliativamente o problema. Daremos apoio com o recorte da via, e quando possível com um caminhão hidro.

 

 

Provavelmente segunda ou terça-feira vão entrar com a escavação para substituição da rede, se possível pedir para um colaborador experiente, da operação   acompanhar, a fim de evitar o rompimento de alguma rede de água, seria importante.

O síndico do Centro Empresarial Paiaguás, Miguel Zaim, relata que não tem condições de esperar todo esse tempo para resolver o problema, até porque a água foi contaminada. “Vou ter que tomar medidas drásticas e interditar o prédio, para não expor nenhum condômino, locatário ou visitante, pois a água pode estar contaminada. Vou solicitar uma vistoria para verificarem esta questão, mas precisamos que esta situação seja resolvida com urgência, pois são 150 salas empresariais paradas e sem condições de trabalhar com esse mau cheiro, se expondo a contaminações”, declara Miguel Zaim.

 

caminhão limpa foça contratado pelo condomínio para puxar a água do estacionamento

“O estacionamento está submerso de merda. A Águas Cuiabá trancou a saída de esgoto da rua lateral do Paiaguás e agora tudo está voltando. Já chamei 38 caminhões limpafossa para retirar os destroços e não adianta. Essa Águas Cuiabá é de uma incompetência fora do comum, estão mexendo com essa obra aqui há mais de uma semana e acabaram com todo sistema de drenagem de esgoto que funcionava bem”, reclama o síndico do Centro Empresarial Paiaguás.

Redação Síndico Legal: Tohea Ranzeti

 

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here