Comportamento antissocial em condomínios

0
89
Comportamento antissocial em condomínios

evolução social e a falta de segurança aqueceram o mercado imobiliário e inúmeros condomínios, residenciais e comerciais, foram criados nas cidades.

O condomínio é um microcosmo da sociedade e os moradores devem respeitar as regras previstas no Código Civil, nas convenções condominiais e regulamentos internos.

Contudo, a convivência social de várias pessoas em condomínio gera conflito, pois as pessoas trazem diferenças, tanto cultural quanto social, e assim, ocorrem, na grande maioria das vezes, desavenças, mas, necessário se faz, respeitar as regras coletivamente aprovadas.

Sem a observância das regras da boa convivência seria impossível a convivência pacífica de tantos indivíduos em uma mesma microssociedade.

Importante mencionar que o Código Civil prevê os deveres do condômino, precisamente, no art. 1336, mas o tema deste artigo é tratado no inciso IV:

Art. 1.336. São deveres do condômino (…….):

IV – dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.

Pode-se conferir o ensinamento de Rubens Carmo Elias Filho:

“Ademais, não olvidando que a propriedade está diretamente relacionada à sua função social (CF, 5o, XXIII), o condômino pode usufruir livremente de seu bem, como melhor lhe satisfaça, desde que não cause danos a outrem, manifestando-se uma restrição ou limitação ao direito de propriedade”.

E ainda, o Código Civil faz referência ao Direito de Vizinhança, no art. 1277:

Art. 1.277. O proprietário ou possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização da propriedade vizinha.

Refletindo sobre o assunto, observamos que a legislação visa a harmonização social.

O proprietário ou possuidor do imóvel não pode abusar de seu direito, causando efeitos nocivos aos vizinhos, contudo, se causar danos, será responsabilizado.

À guisa de exemplo, podemos citar o morador que anda nu em sua unidade residencial. Obviamente, os leitores poderão afirmar que ele está dentro de sua unidade e anda do jeito que desejar.

Ledo engano!!

Caso sua unidade tenha vizinhos e estes, sem esforço, possam deparar-se com o “nudista”, estamos diante de um ato regulamentado na legislação mencionada anteriormente.

Existem alguns entendimentos que a referida atitude seria considerada crime, conforme o art. 233 do Código Penal:

“Praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público: Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa.”

Contudo, acredito que seja um exagero e mais, os Tribunais entendem que para a conduta ser considerada “criminosa, precisa estar presente o “dolo” do “naturista”, ou seja, tenha a intenção de causar constrangimento.

O ato pode ser considerado um comportamento antissocial e assim, ocasionar multas, bem como, dependendo do caso e gravidade, a expulsão do condômino por intermédio do Poder Judicial.

Fonte: ELIAS FILHO, Rubens Carmo. A Exclusão do Condômino Nocivo ou Antissocial à Luz dos Atuais Contornos do Direito de Propriedade. Fundamentos do Direito Civil Brasileiro. Organizador: Everaldo Augusto Cambler. Millennium Editora. SCAVONE JR., Luiz Antonio. Direito Imobiliário. Editora Forense

Renato Ferraz Sampaio Savy: é advogado Imobiliário e Condominial, mestre em Direitos Difusos e Coletivos, professor universitário, coordenador da pós-graduação de Direito Contratual e Direito Imobiliário do Proordem-Campinas – E-mail: contato@ferrazsampaio.adv.br

 

 

Fonte: Hora Campinas

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Artigo anteriorSonha em morar em um condomínio horizontal? Saiba como é organização prévia para construir em um condomínio de luxo
Próximo artigoMorador em condomínio procura delegacia após vizinho invadir casa para arrancar adesivo político

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

7 + 2 =