Como o síndico morador pode ser mais produtivo?

Como o síndico morador pode ser mais produtivo

As tarefas que fazem parte do dia-a-dia do síndico geralmente precisam de tempo e também de um bom controle psicológico para lidar com os imprevistos que podem acontecer.

Além das tarefas rotineiras, o síndico também precisa fiscalizar o cumprimento das regras do condomínio e intermediar as relações entre os moradores, principalmente quando se trata de conflitos.

Síndico morador

Síndico morador

 

O síndico morador é aquele que assume a gestão do condomínio, enquanto o síndico profissional é um prestador de serviço especializado, contratado para administrar o empreendimento.

Existem rumores que o trabalho do síndico morador é muito mais difícil, tendo em vista que, ele precisa se dedicar ao condomínio com o seu lado profissional, como também se dedicar à sua vida pessoal.

É interessante que esse síndico trace estratégias administrativas, técnicas operacionais, cronogramas e um bom planejamento para cumprir a sua gestão. Sem contar que, é preciso conquistar aliados e apoiadores, pois, quanto mais tiver, melhor será a sua produtividade, e consequentemente o desempenho do seu trabalho.

É importante que o síndico morador tenha a aprovação dos moradores e funcionários do condomínio. Dentre os prestadores de serviços e funcionários, é legal que o síndico seja um gestor bem visto e de respeito.

Separamos algumas dicas de como o síndico pode fazer com que sua gestão seja mais produtiva, veja:

Rotina: Liste todas as suas atividades a serem feitas no dia, separe as pendências com datas limites para serem resolvidas.

Atividades: Identifique as tarefas que precisam de prioridades. Sendo assim, dê preferência para essas que sejam mais relevantes, como por exemplo, algo relacionado a geração de receitas e prestação de contas.

Apoio da equipe: A equipe pode auxiliar o síndico na gestão do condomínio. Em atividades como manutenção, processos administrativos e burocráticos, desse modo, encaminhe as tarefas e otimize melhor o seu tempo e a sua administração.

Use tecnologia : Quando a gestão está automatizada, é possível organizar melhor os dados armazenados, os documentos e relatórios, e principalmente, acompanhar a gestão financeira, de maneira mais eficiente, transparente, rápida e segurança. Sem contar que, com a tecnologia, é muito mais prático, desde a geração de boletos como a própria cobrança eletrônica.

Seja honesto: A honestidade está relacionada ao caráter, dito isso, é importante que o administrador do condomínio seja uma pessoa honesta, que seja respeitada, e que tenha a credibilidade dos moradores e funcionários do condomínio.

Algumas vezes esses detalhes passam despercebidos, mas cada um deles faz uma enorme diferença na vida de um condomínio, pois é o síndico a peça chave de uma boa gestão, e do bom funcionamento de um empreendimento.

 

Tohea Ranzetti – Síndicolegal

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE