Como melhorar e deixar mais prático o planejamento financeiro do condomínio?

0
75
Como melhorar e deixar mais prático o planejamento financeiro do condomínio?
Como melhorar e deixar mais prático o planejamento financeiro do condomínio?

Não é difícil ouvir falar que algum condomínio já passou por algum problema financeiro, e algumas vezes problemas graves, e isso por conta da má administração. Quem optou por ser síndico precisa estar ciente que além das responsabilidades pessoais, terá também as demandas do condomínio para lidar e administrar.

Alguns dos problemas que mais se repetem dentro dos condomínios são as obras atrasadas, ou que acabou ficando mais cara do que o esperado, e principalmente, o maior problema de todos dentro do condomínio, a inadimplência dos condôminos.

 

 

Pensando em tudo o que esses problemas podem causar, o portal Síndico Legal preparou esse conteúdo exclusivo que vai te dar dicas de como criar um planejamento financeiro do condomínio corretamente, para que tudo permaneça em ordem no empreendimento. Veja!

 

Por que criar uma planilha financeira?

Para começar o ideal é criar uma planilha financeira, assim você irá controlar as receitas e despesas do condomínio. E se a planilha for online será ainda melhor, pois além de expandir as ferramentas da mesma, fará com que você tenha a disponibilidade a qualquer momento.

 

 

Existem muitos aplicativos hoje que oferecem esse dispositivo. Alguns são bem completos e detalhados, permitindo que você lance receitas (recebimentos das cotas condominiais ou fundo de reservas, por exemplo), e as despesas (salários dos funcionários, compra de materiais, conta de luz, gás, água, entre outros). Com essas informações, os softwares conseguem fazer os cálculos necessários e gerar relatórios bem precisos.

 

Clareza nas contas

Um grande problema dentro do condomínio está na relação entre síndico e condôminos, por conta da falta de transparência nas contas do empreendimento. Decisões tomadas sem o conhecimento ou sem o consentimento de todos, indo contra o que foi definido em Assembleia pelos condôminos são os causadores desse transtorno.

 

 

Um bom administrador e um bom síndico precisa facilitar o acesso do morador às informações das quais ele tem direito, como as receitas e as despesas do condomínio. E diante dessa situação, as planilhas vêm a calhar, pois funcionam muito bem, já que estando online, elas permitem o acesso e compartilhamento das informações via e-mail.

Outra sugestão é deixar disponível as atas das reuniões e sempre atualizar o que vem sendo definido em cada caso.

Redação Síndico Legal – Toheá Ranzeti

 

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here