Sem dúvida alguma a portaria do prédio é um espaço central dentro de um prédio, é pela portaria que tudo acontece, entram todo tipo de pessoas, desde prestadores de serviços para o condomínio ou para os condôminos, como entregadores, visitantes, corretores, e todo tipo de pessoas, o tempo todo.
Ainda que exista um controle rígido, toda atenção é pouca. Porém esses cuidados não devem se concentrar apenas na portaria do prédio, existe um monte de precauções que devem ser tomadas a fim de garantir a segurança dos condomínios.
Um dos temas mais recorrentes no dia a dia das pessoas é a segurança. Não apenas em casa, mas também no trabalho e na rua, tomamos certas atitudes para nos sentirmos cada vez mais seguros.
A casa é o local onde as pessoas precisam estar realmente seguras, por isso ser cuidadoso com a segurança no condomínio é fundamental.
Atitudes simples na rotina de todos os moradores são fundamentais para diminuir, ou até mesmo acabar, com a possibilidade de situações desagradáveis acontecerem.
Outras decisões tomadas pelo síndico ou em assembleia também podem ser decisivas.
- Contratar funcionários capacitados;
- Instalar equipamentos de segurança;
- Controlar a entrada e a saída de pessoas e veículos;
- Cadastrar os moradores e prestadores de serviço;
- Criar cartões de identificação para o acesso de veículos à garagem ou selos adesivos para fixação no para-brisas;
- Evitar rotatividade dos funcionários;
- Promover reuniões ou assembleias periódicas para instruir os moradores sobre as atitudes mais seguras;
- Orientar os moradores e porteiros para se atentarem ao entrar e sair do prédio;
- Quando houver uma festa, ou reunião para pessoas de fora do prédio, criar uma lista de convidados e deixá-la na portaria para controle do porteiro;
- Não alugar as vagas da garagem para terceiros.
Atitudes simples poderão tornar o condomínio ainda mais seguro, mas todas essas mudanças devem ser aplicadas por todos os condôminos.
Se um dos moradores não se atentar a todas essas sugestões, poderá colocar todos os moradores em risco. Por isso, as assembleias ou reuniões periódicas são de extrema importância para conscientizar os moradores sobre a segurança.
Fonte: Enciclopédia de ouro do Sindico
Leia mais sobre gestão aqui!
LEIA TAMBÉM
- Quatro erros comuns, mas que afetam a segurança dos condomínios
- Empresa é condenada por furtos em apartamentos e falha na segurança
- Especialista comenta sobre cuidados com segurança em condomínios
Gostou? Compartilhe!