Como fazer boas compras

0
76
A necessidade de se comprar cada vez melhor é essencial para reduzir custos e aperfeiçoar o equilíbrio econômico-financeiro do orçamento
A necessidade de se comprar cada vez melhor é essencial para reduzir custos e aperfeiçoar o equilíbrio econômico-financeiro do orçamento

O processo de compras de materiais e equipamentos e contratação de serviços é um ponto que requer especial atenção da boa gestão condominial, pois tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços. Planejá-las quantitativamente satisfazê-las no momento certo com asa quantidades corretas, e, por fim, ser verificado se foi recebido efetivamente o que foi comprado ou contratado é fundamental.

 

 

A necessidade de se comprar cada vez melhor é essencial para reduzir custos e aperfeiçoar o equilíbrio econômico-financeiro do orçamento, buscando sempre a equação ideal, através de ações que busquem manter níveis adequados de almoxarifado e de racionalizar seu uso, evitando desperdícios e extravios, entre outras situações.

A seleção de fornecedores bem como a manutenção de um cadastro amplo nos mais variados segmentos comuns à vida em condomínio são consideradas igualmente ponto chave do processo de compras.

 

 

A potencialidade do fornecedor deve ser verificada, assim como suas instalações e a qualidade de seus produtos, desta forma, com a manutenção de um cadastro atualizado e completo de fornecedores e com cotações de preços feitas de forma transparentes, muitos problemas serão evitados em revisões futuras.

Atualmente, dado o volume de compras e contratações dos grandes condomínios, o síndico, normalmente assessorado pelas administradoras, deve possuir um elevado grau de conhecimento, sendo capaz de comandar a negociação, de forma que possa conduzir eficazmente suas compras.

 

 

A cotação e o registro do preço obtido da oferta de diversos fornecedores em relação ao material cuja compra foi solicitada não devem ter rasuras e deverá conter preço, quantidade, e data do recebimento pelo condomínio, deverá, ainda, estar sempre ao alcance de qualquer consulta e análise de auditoria, se for solicitada.

Fonte: Manual Prático do Condomínio, Síndico e Condôminos – Ivan Horcaio

 

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here