Uma infeliz situação que vivemos na atualidade é a questão da grande produção de lixo e falta de espaço para descartá-lo. A maioria das pessoas sequer pensa nisso, não faz ideia de para onde vai o lixo que produz em casa.
Apesar de ser algo bem grande e que envolve vários fatores de proporção global, é possível contribuir e cooperar com a construção de uma sociedade mais consciente e organizada com relação ao meio ambiente e sua manutenção.
- SAIBA MAIS SOBRE: Condomínio sustentável: pequenas ações cuidando do meio ambiente
A coleta seletiva é uma forma muito eficiente de fazer a gestão de resíduos sólidos de maneira consciente. Ela é dividida em duas etapas:
Separação do lixo na fonte
Esta seleção pode ser classificada em: resíduos secos, resíduos úmidos, e outros resíduos (rejeitos). Essa etapa exige conscientização e participação direta dos moradores e trabalhadores do condomínio.
Coleta
A coleta é o recolhimento especial, quando se recolhe o material pré-selecionado e dá a ele a destinação correta e adequada (reutilização, reciclagem, recompostagem ou aterro sanitário). Esse serviço exige um processo de triagem e destinação adequada, deve se ter a garantia de que isso está sendo feito.
- SAIBA MAIS SOBRE: Condomínios horizontais devem pedir coleta de resíduos por ouvidoria.
Uma forma de ter essa garantia é fazendo parcerias com a prefeitura de sua cidade, se ela tiver, ou com a iniciativa privada, cooperativas de catadores, catadores individuais.
Há muito o que ser feito e poucos fazendo, é nesse momento que o síndico, os moradores, os trabalhadores e mesmo prestadores de serviço podem inovar e fazer a diferença!
Fonte: Gestão de Condomínio – Mario Tabosa e Mayra Tabosa
LEIA TAMBÉM
- Sustentabilidade em Condomínios, saiba a diferença entre os tipos de resíduos e os rejeitos.
- Compostagem de resíduos orgânicos em condomínio
- Sustentabilidade em Condomínios: Resíduos Perigosos