Como evitar que seu apartamento voe pelos ares?

Como evitar que seu apartamento voe pelos ares

[adrotate group=”1″]

Com esta pergunta o informativo Preconsult-Unimóveis, de Curitiba, fornece várias dicas para que você não seja vítima de explosão causada pelo uso incorreto do gás de cozinha.

Dada a relevância do tema, transcrevemos a seguir a orientação do informativo, com pequenas adaptações:

  • Acidentes envolvendo vazamento de gás são muito comuns em residências. Por isso todo cuidado é pouco. Conservar as instalações de maneira adequada, utilizar peças e acessórios de acordo com as normas da ABNT, além de detectores de gás em pontos estratégicos, são providencias que diminuem o risco de vazamentos, os quais podem causar incêndios, explosões, queimaduras ou morte por asfixia, com trágicas consequências.

 

  • O uso de botijão de gás em apartamentos novos é proibido por lei. A alternativa é instalar baterias de gás liquefeito de petróleo, fornecido por empresas do ramo. A central de gás deve ser projetada por técnico especializado e obedecer às normas de segurança. Além de reduzir o risco, permite maior espaço útil na cozinha dos apartamentos, sem contar com a economia, pois é fácil a conferência de consumo, deixando de lado os velhos cilindros que eram na troca pesados por balanças nem sempre confiáveis.

 

  • Para quem ainda utiliza botijões de gás, recomenda-se adquiri-los de empresas idôneas, exigindo sempre o lacre de segurança e recusando botijões amassados ou enferrujados. É importantíssimo instalar o botijão em local ventilado e periodicamente efetuar a troca da mangueira. No caso do gás encanado, o condômino deve verificar se a válvula, a mangueira e os acessórios estão em bom estado de conservação. Os aquecedores a gás muito utilizados em apartamentos, também devem ser colocados em locais arejados e ser submetidos a manutenção periódica.

Fonte: Condomínio em Foco

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE👈