Como evitar alguns acidentes nas ruas dos condomínios

0
113

Quando alguém escolhe morar em um condomínio, seja ele o tipo que for, sendo de casas ou apartamentos, geralmente está procurando bastante segurança, e também bastante liberdade para poder aproveitar as áreas comuns que o condomínio possui. É importante lembrar que todos tem seu papel para ajudar quanto o cuidado da segurança. Impedir e prevenir acidentes no condomínio é obrigação de todos.

A atenção na entrada e saída dos veículos e a movimentação nas ruas que de acesso devem possuir regras específicas de segurança e todos os condôminos devem estar cientes.

Para os casos de condomínios horizontais, normalmente a movimentação de veículos e pedestres é bem maior. Devido isso, a atenção deve ser redobrada, pois existem muitas crianças brincando, e também muitos idosos acabam utilizando as vias para caminhar.

Pensando nisso, o portal Síndico Legal separou algumas dicas para evitar que acidentes aconteçam dentro das ruas dos condomínios. Primeiramente é importante trabalhar a conscientização dos moradores, funcionários e prestadores de serviços do condomínio, para que quanto mais informação eles tiverem, menos acidente aconteça.

Regras

Todo condomínio possui regras de prevenção de acidentes, se o seu ainda não possui, deve colocar em discussão em Assembleia, e definir junto com os moradores a aprovação do que entrará em vigência. Após aprovação, devem ser anexadas no Regimento Interno do condomínio, para que todos que tiverem alguma dúvida possa verificar e cumprir corretamente.

Além de constar no Regimento Interno, é interessante fazer com que os condôminos recebam manuais, cartilhas e informativos avisando das regras de cuidados em relação a acidentes. E é imprescindível que seja pregado nos murais e no elevador do condomínio, também sobre as informações sobre a prevenção de acidentes.

Uma coisa muito importante é que as leis de trânsito não podem ser aplicadas dentro dos condomínios, por isso é recomendado que cada condomínio crie a sua própria regra de trânsito aprovada pelos moradores em Assembleia, limitando as velocidades, seja para entrada e saída do condomínio ou para a circulação nas ruas dentro do condomínio.

Os prestadores de serviços, entregadores, ou visitantes que entram com os veículos dentro do condomínio precisam seguir as mesmas regras, podendo sofrer punições, cabendo ao condômino responsável ter que cumprir.

E nada mais justo que, os condôminos que não cumprirem as regras de prevenção de acidentes nas ruas do condomínio poderão receber advertências e punições.

Sinalização

Uma forma de alertar os moradores, é instalar placas indicando o limite de velocidade, e em alguns locais planejados, placas indicando sobre a presença de crianças e animais, por todas as vias do condomínio, como forma de alerta aos motoristas, e também um cuidado especial na hora que precisarem manobrar os veículos.

Pode ser que em alguns condomínios seja necessário a instalação de redutores de velocidade, que devem ser colocados em pontos estratégicos, para que nenhum motorista desavisado, haja com imprudência, desrespeitando os limites e regras do condomínio.

Monitoramento

camera de monitoramento

Em alguns casos, é até recomendado a instalação de um circuito interno de câmeras de vigilância, com o objetivo de fiscalizar o trânsito dentro do condomínio, e evitar algumas desobediências.

Um dos maiores problemas em acidentes nos condomínios está na entrada e saída dos veículos.

Muitos não respeitam a velocidade, ou não conseguem entrar em acordo para dar preferência para quem entra ou sai do condomínio, ou não tem a paciência de esperar pedestres atravessarem na portaria, e principalmente, a falta de paciência com a abertura e fechamento dos portões, que na hora da pressa, acabam por terem seus veículos prensados ou arranhados pelos portões.

Portanto, avisos nessas regiões também são bastante úteis, tanto para os motoristas como para os pedestres.

 

Tohea Ranzetti – Síndico Legal

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here