Como combater a Dengue nos condomínios

[adrotate group=”1″]

Nessa época do ano, com o grande volume de chuvas em grande parte do país, faz com que os condomínios sejam locais bem atraentes para o mosquito da Dengue, tendo em vista que nesses empreendimentos moram um número razoável de pessoas, com bastante espaço para os insetos se esconderem, e é disso que o mosquito gosta!

Pensando nisso, o portal Síndico Legal preparou uma série de dicas interessantes para ajudar a combater o mosquito da Dengue dentro dos condomínios brasileiros.

Os mosquitos costumam se esconder nas lajes, nos ralos, nos barriletes, na casa de bombas, nos móveis que acumulam água e principalmente no fosso do elevador. Eles adoram depositar seus ovos nesses locais, principalmente se os locais não forem limpos com tanta frequência. De acordo com uma pesquisa da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), 90% dos focos da dengue são dentro das próprias casas ou em condomínios.

Lógico que é responsabilidade do síndico do condomínio preservar e manter a organização e segurança de todo o espaço do condomínio, mas todos os condôminos precisam colaborar. Principalmente para se proteger do mosquito da Dengue, aí então que todos devem entrar em ação!

Desta forma, é preciso saber como impedir que a proliferação do mosquito aconteça dentro dos condomínios, e para isso, nossa equipe preparou algumas dicas importantes e bem práticas para te ajudar nessa missão. Veja:

  • Não acumule água nos jardins, nos troncos, em plantas, na área de lazer, e fique de olho nos móveis da piscina ou fontes de água espalhadas pelo condomínio;
  • A caixa d’água deve estar sempre vedada, não basta só estar tampada, e se possível instalar tela no ladrão (cano para extravasar a água);
  • Nunca se esquecer de verificar o tratamento correto das piscinas;
  • Limpar as calhas com frequência, e não permitir o acúmulo de água;
  • Se possível, conferir o fosso do elevador uma vez por semana, e fazer a limpeza correta nesse período, já que é o local predileto dos mosquitos;
  • Conferir semanalmente a tubulação de drenagem do térreo, e verificar se não está retendo água parada;
  • Prestar atenção na coleta de lixo, não deixar lixo ou entulho acumulado;
  • Promover uma mobilização dentro do condomínio, para conscientizar os moradores, utilizando cartazes, informativos e avisos no elevador, e até mesmo pautar esse tema nas reuniões do condomínio;
  • Existem pontos que não podem ser eliminados, porém, esses pontos podem ser tratados com produtos adequados para impedir que o mosquito circule pelo condomínio;

[adrotate group=”1″]

Lembrando que os cuidados com a Dengue não se restringem somente às áreas comuns do condomínio. Todas as unidades devem estar engajadas e protegidas. Fique atento aos principais pontos de atenção:

Todos esses locais podem ser verificados e limpos semanalmente, ou podem ser aplicados produtos que ajudam a evitar a proliferação do mosquito da Dengue.

A Dengue é uma doença muita séria, e que precisa ser tratada com atenção e cuidado. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, não se pode esquecer dos riscos que esse mosquito pode causar à saúde.

E o mosquito Aedes Aegypti é um transmissor de diversas doenças, não só da Dengue, como da Zika Vírus e da Febre Chikungunya, e mais recentemente até mesmo a Febre Amarela. Muitas dessas doenças são perigosas, deixam sequelas e causam até a morte, por isso tome cuidado sempre!

 

Tohea Ranzetti – Síndicolegal

 

LEIA TAMBÉM

👉INSCREVA-SE NA TV SÍNDICOLEGAL CLICANDO AQUI!👈


FAÇA PARTE DE NOSSOS GRUPOS NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

👉 CLICANDO AQUI! 👈