Como a falta de manutenção pode prejudicar o condomínio

0
275

A manutenção ajuda na valorização do imóvel

Quando se trata de permissões e proibições dentro de um condomínio, se trata de polêmicas. Por falar nisso, perde-se as contas de quantos condôminos pretendem fazer modificações na estrutura do imóvel, e que rara as vezes possuem as devidas permissões para isso, principalmente que estão previstas no Regimento Interno e na Convenção do condomínio.

Para fazer alterações na estrutura do condomínio, principalmente fachada, é preciso seguir as legislações vigentes relacionadas a isso, caso contrário a punição pelo descumprimento pode ser bem grande, e terminar na desvalorização do imóvel.

Essas alterações não incluem as manutenções, essas devem ser feitas sim, seguindo corretamente as normas, já que a falta delas também pode causar a desvalorização do imóvel.

No próprio Código Civil deve constar as normas referente a manutenção que precisam ser seguidas para que o síndico não seja responsabilizado por nenhum problema que possa ser causado por falta de manutenção.

No Código Civil também consta os direitos e deveres dos condôminos, questões como inadimplência, vagas de garagem, prestação de contas, seguro, utilização das áreas comuns e função e dever do síndico, entre outras questões relacionadas ao Direito Condominial.

 

 

Todos esses quesitos previstos no Código Civil, se forem obedecidos, irá contribuir para que o condomínio respeite os padrões e com isso mostrará que além de ser bem cuidado e organizado, também deverá ser valorizado, e quem ganha com isso são os proprietários que irão ver seu empreendimento aumentar o valor.

Os condomínios que não são padrão, que não possuem um cuidado quanto as manutenções, transmite uma ideia de desordem, de desorganização, que algumas vezes pode ser só aparência, mas que acaba colocando a prova seu valor, e fazendo com que o imóvel seja desvalorizado, e os preços das unidades sejam baixo comparado ao mercado.

No caso do surgimento de conflitos entre os condôminos e o síndico, é muito importante para o bem-estar do condomínio que seja resolvido através de uma conversa, um acordo, para que seja prevalecido o melhor para o condomínio em questão. Os condôminos podem ajudar o síndico a criar ideias e planos para auxiliar na manutenção, já que assim seu imóvel será melhor valorizado. Para isso, as deliberações estabelecidas no Regimento Interno, na Convenção precisam ser colocadas em discussão na Assembleia Geral, para que todos os condôminos estejam a par do que está acontecendo dentro do condomínio.

 Toheá Ranzeti – Redação Síndico Legal

 


Leia mais notícias aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here