Coleta seletiva nos condomínios estimula o descarte adequado de resíduos

0
259
Coleta de Lixo Seletiva
Foto: Vinicius Thormann

A coleta de recicláveis que acontece em casa e nos condomínios apresenta algumas diferenças expressivas.

 

Para orientar os moradores da melhor maneira possível, a Prefeitura de Canoas investiu em uma nova estratégia de abordagem, considerando as características do local onde essas pessoas vivem.

Quem orienta os canoenses da forma correta são os profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), que acompanham a reciclagem dos resíduos desde o começo.

O diretor de Saneamento Ambiental da pasta, Luiz Carlos Júnior, afirma que, diferentemente do sistema porta a porta, a coleta em condomínios possui outra dinâmica. “Notamos que seria necessário um trabalho com as administradoras, para depois conversar com os síndicos e visitar esses espaços regularmente”, explica.

O diálogo com síndicos e condôminos é fundamental, pois garante o monitoramento atualizado da reciclagem nos prédios residenciais da cidade.

 

 

Poucas pessoas fazem a separação adequada dos resíduos e, quando fazem, não possuem a estrutura recomendada para armazená-los até a sua retirada. É por isso que, antes de incluir um condomínio no roteiro da coleta seletiva, a SMMA mobiliza todos os moradores do prédio, informando-lhes com materiais impressos, palestras, entre outros métodos.

“Depois de conversar com a administração do condomínio, fazemos uma visita técnica no local para identificar a quantidade de contêineres destinados para recicláveis, além de averiguar se os moradores fazem a separação dos resíduos”, ressalta Luiz Carlos Júnior. Cumpridas as etapas de avaliação do espaço físico e o contato com os condôminos, o condomínio está pronto para ser inserido no roteiro da coleta seletiva.

Para atender aos novos condomínios que fazem parte do roteiro, a Prefeitura de Canoas criou uma nova equipe e investiu

na qualificação das demais. A coleta seletiva dos condomínios ocorre de segunda-feira a sábado, em horário comercial, porém, em alguns prédios residenciais onde o volume de resíduos é maior, o caminhão passa pelo local mais de uma vez por semana.

Atualmente, 100 condomínios são atendidos em diversos bairros da cidade, seja pelo sistema porta a porta ou pelas equipes exclusivas.

 

Fonte: Sou de Canoas

 

Leia mais notícias aqui! 

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here