Coleta de óleo diminui gastos nos condomínios

0
116

Atualmente muito se fala em sustentabilidade, principalmente quando se trata de viver em uma comunidade, como um condomínio. Uma das iniciativas que pode ser implementada é o sistema de coleta de óleo, que além de ajudar o meio ambiente, também pode ajudar a reduzir as despesas por conta do desentupimento de tubulações e limpeza de caixa de gordura.

A maioria dos condomínios gasta muito com desentupimento ou limpeza de caixa de gordura, isto porque grande parte dos moradores joga o óleo pelo ralo e existe uma caixa onde essa gordura se concentra. Logo uma empresa irá fazer a limpeza, mas isso não é o método mais inteligente a se fazer.

Sustentabilidade

Pensando nisso, algumas empresas estão fazendo o trabalho e se organizando para coletar esse tipo de resíduo. Se o condomínio decidir implementar esse sistema, pode procurar por uma dessas empresas, que consigam fazer a retirada no próprio empreendimento.
Lembrando que o síndico precisa apresentar esse projeto aos condôminos e obter a aprovação por meio de votação em Assembleia.
Alguns condomínios já fizeram a implantação, e relatam que o custo foi praticamente zero. Tendo os recipientes, os próprios moradores podem descartar o óleo usado dentro desses potes, e colocar na garagem.
E não é difícil conseguir o apoio dos moradores, já que não gera custos, e alguns dos condôminos costumam ter essa preocupação com o meio ambiente. Basta orientar a todos para que não exista nenhuma dúvida, e estipular uma penalidade ou multa para aquele morador que for pego despejando o óleo no lixo, caso o sistema seja implantado.

Cuidado com a coleta

Vale ressaltar que a coleta precisa ser feita com certa periodicidade, e varia de acordo com o tamanho do condomínio e da quantidade de óleo que foi descartada.
E por fim, esse óleo descartado pode ser doado para cooperativas para serem reciclados, e assim ajudar também algumas famílias, gerando mais renda e mais emprego.

 

Tohea Ranzetti – Síndicolegal

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE👈

Artigo anteriorSíndico, seus deveres e sua responsabilidade civil
Próximo artigoO que é ata notarial e por que você deve usar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here