Cogestão e Autogestão

0
1031

COGESTÃO

É a administração realizada pelos próprios condôminos com auxílio de profissionais externos. O condomínio contrata os serviços de um contador, um advogado ou de uma administradora, geralmente apenas para executar a parte burocrática da administração do prédio.

Para que essa gestão tenha sucesso é fundamental que a administração interna, formada pelo síndico, subsíndico e conselheiros, seja ativa, dividindo as atividades entre os membros, de forma que ninguém fique sobrecarregado, principalmente o síndico.

AUTOGESTÃO

A administração é realizada pelos próprios condôminos, sem auxílio de um profissional externo, podendo uma comissão de moradores ser eleita para cuidar da administração do edifício.

É raro esses moradores receberem salários pelos serviços prestados, sendo frequente apenas ficarem isentos do pagamento do condomínio.

 

 

Esse tipo de opção deve ser analisado profundamente em assembleia pelos moradores. Um estudo preliminar pode indicar uma redução de despesa, mas, com o decorrer do tempo, pode acarretar grandes prejuízos, inclusive ações judiciais em função da falta de conhecimento específico, principalmente na área trabalhista. Um ponto a ser considerado é a falta de atendimento às normas fiscais, tributárias, de higiene, saúde e segurança contra incêndio.

Para que esse tipo de administração seja eficaz e transparente, além do profundo conhecimento técnico, é necessária a participação constante do subsíndico, dos conselheiros e dos moradores. A substituição do síndico a cada dois anos contribui para a criação de novas rotinas, diminuindo a possibilidade de vícios administrativos.

Fonte: Revolucionando o Condomínio – Rosely Benevides de Oliveira Schwartz.


Leia mais sobre gestão aqui!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Artigo anteriorJuiz de Cuiabá fecha estabelecimento Comercial dentro de Condomínio
Próximo artigoTJ/SP rechaça prescrição em caso de mudança de finalidade de condomínio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dez + três =