Quem trabalha administrando um condomínio sabe o quanto infiltrações são desgastantes, sem contar que para solucionar acabam custando caro para o bolso do condomínio.
Mas para lidar com esse problema, é preciso entender nem que seja o mínimo do assunto, por isso é recomendado que o síndico procure um profissional técnico que tenha o devido conhecimento para não cair em nenhum golpe.
- SAIBA MAIS SOBRE: Como proceder ao identificar uma infiltração em minha unidade?
Pensando em ajudar os síndicos e gestores, o portal Síndico Legal trouxe algumas dicas, que engenheiros especialistas destacaram para que problemas com as infiltrações possam ser evitados.
Causas e prevenções
Geralmente os principais lugares onde costumam ocorrer infiltrações são locais como lajes de cobertura de apartamentos, garagens e as fachadas dos jardins. Para prevenir, o mais correto a se fazer são as vistorias, a fim de antecipar o problema e diminuindo as despesas com os possíveis reparos.
Já nos condomínios que já realizam as manutenções e vistorias constantemente, precisa se programar para fazer as impermeabilizações logo após o período chuvoso.
É importante ressaltar que nenhuma infiltração começa do dia para a noite, isso normalmente acontece com a deterioração da impermeabilização, dessa forma começam a surgir os vazamentos.
Também é recomendado sempre manter limpas as calhas e condutores de águas pluviais, para que a água possa escoar, e não ficar acumulada, forçando e deteriorando os canais.
Causas dos danos na impermeabilização
– Próprio tempo, desgaste natural;
– Movimentação de veículos sobre a laje impermeabilizada, acumulando peso;
– Raízes de árvores ou plantas.
Manutenção
A impermeabilização é muito importante para a estrutura do prédio. É por isso que os problemas com a impermeabilização precisam ser resolvidos o mais rápido possível.
Ao contratar uma empresa, primeiro verifique se ela faz uma inspeção gratuita para poder avaliar as áreas que estão com pontos de umidade ou vazamentos, e diante disso disponibilizam um orçamento do custo do serviço e também informando a respeito do material que precisará ser utilizado, caso este não esteja incluso no orçamento.
- SAIBA MAIS SOBRE: Infiltração no condomínio: Quem paga?
Se o condomínio tem as suas inspeções prediais em dia, é possível que o próprio engenheiro responsável pela inspeção já tenha localizado as infiltrações, assim os custos com o problema deverão ser menores.
É importante destacar que não há possibilidade de fazer um orçamento para um serviço como esse sem fazer uma vistoria técnica, por isso o síndico deve cobrar a visita do seu prestador de serviço.
E o principal quesito, busque uma empresa que dê garantias reais, que no caso de as infiltrações voltarem, a empresa se responsabilize e volte para corrigir o erro.
Redação Síndico Legal – Toheá Ranzeti
LEIA TAMBÉM
- Pandemia acelera buscas por aplicativos para administradoras de condomínio
- Nova lei obriga condomínios a denunciarem à polícia casos de maus-tratos contra animais no DF
- Está na hora de trocar de síndico?