Chuvas intensas aumentam risco geológico e incidência de descargas elétricas em BH

Chuvas intensas aumentam risco geológico e incidência de descargas elétricas em BH

A chuva não dá trégua em Belo Horizonte. Depois de uma quarta-feira com fortes precipitações em diversas regiões da cidade, a previsão para esta quinta-feira (26) é de novos temporais, rajadas de vento e raios – que vêm causando medo e prejuízo a diversos moradores.

No Santa Amélia, região da Pampulha, uma descarga elétrica atingiu um condomínio na última terça-feira (24), por volta de 20h, e deixou 1.116 moradores de 424 apartamentos sem abastecimento de gás.

De acordo com o síndico, Rodrigo Kalil, apenas parte dos apartamentos teve o sistema restabelecido por volta do meio-dia de ontem. “A Supergasbras, responsável pelo serviço, interrompeu o fornecimento para todo mundo como medida de segurança. Depois de identificar a região que havia sido atingida, conseguiu isolar o local e restabelecer o abastecimento para uma parte dos moradores”, relata o síndico, pontuando que a tubulação de gás do condomínio é abaixo do solo e tem capa de concreto, como manda a legislação.

Além da suspensão no fornecimento de gás, áreas comuns do condomínio ficaram sem luz após os “disjuntores de luz terem sido derretidos” pelo raio.

BH registra incidência de seis raios por quilômetro quadrado ao ano, segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo a Cemig, de meia-noite do último domingo (22) até 8h30 dessa quarta-feira (25), foram registradas 126 descargas elétricas na cidade.

As chuvas fortes aumentam também o perigo de deslizamentos de terra e desabamentos na capital mineira.

Risco alto
Em virtude do volume das chuvas previsto para as próximas horas, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu ontem à noite alerta de risco geológico na capital válido até a próxima sexta-feira (27).

Órgão recomenda que os cidadãos fiquem atentos ao grau de saturação do solo e tenham cuidado com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Outra orientação é observar trincas na parede, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, inclinação de poste ou árvores.

Serviço
Moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas para risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199. O serviço não tem custo.

 

Fonte: Hoje em Dia