É possível listar inúmeras práticas e denomina-las de dicas de boa gestão ao colega síndico: cuidar do patrimônio comum, ser ético, imparcial, ter conhecimentos financeiros, pulso firme, saber lidar com pessoas, observar e fazer valer os preceitos da convenção e do RI aplicando as sanções meles previstas, não centralizar as decisões, ter humildade e coragem para procurar ajuda especializada em determinados casos e muitas outras.
Ter ao seu lado uma boa administradora é também muito importante.
Afinal, em função de sua própria atividade profissional, pode ser que não sobre tempo ao sindico morador para colocar à disposição todo o seu conhecimento e se envolver mais, direta e minuciosamente, na administração do condomínio.
Todas as atividades decorrentes das dicas de boa gestão serão, em certa medida levadas a cabo pela administradora, que lhe informará das providencias que terão que ser tomadas e respectivos andamentos das que já foram tomadas.
Não se esqueça que a responsabilidade é 100% sua, senhor sindico.
Se achar que é apropriado, sempre que possível, vincule a tomada de decisões pela administradora a sua chancela.
Mas, se não tiver a seu lado uma boa administradora, redobre a atenção e os cuidados com todas as providencias que tomar, as decisões e responsabilidades que delegar, enfim, tudo quanto se refira à administração do condomínio.
________________________________________________________________________
Fonte: O Condomínio e Você – Orandyr Teixeira Luz.
Leia mais sobre gestão aqui!
Gostou do conteúdo? Compartilhe!