Noticias

Barragem que rompeu em condomínio estava sem manutenção e com sistema de drenagem obstruído, diz órgão ambiental de MS

O condomínio de luxo Nasa Park, entre Campo Grande e Jaraguarionde a barragem de uma represa se rompeu nesta terça-feira (20), estava sendo notificado há cinco anos por não possuir Plano de Segurança da Barragem e nem Plano de Ação de Emergência. Em nota, o condomínio informou que opera em conformidade com todas as normas e regulamentos vigentes.

Conforme o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em 2023, quando aconteceu a última vistoria, foi identificada a necessidade de manutenções preventivas cruciais para a segurança da barragem, sendo elas, a limpeza da vegetação e a desobstrução do sistema de drenagem.

“Nunca houve a constatação do comprometimento do barramento, pelo contrário, ele apresentava estabilidade, estava seguro, o que constatamos era a necessidade de manutenção da vegetação acumulada no reservatório e a necessidade dessa documentação. Periodicamente fazemos essa fiscalização, de acordo com o grau de risco [..] A última aconteceu por volta de 2023”, explicou o diretor presidente do Imasul, André Borges.

O Imasul também informou que está fazendo um levantamento de todos os procedimentos instauradas em relação ao empreendimento. “Todo esse material será encaminhado ao ministério publico para que possa ser feita a responsabilização civil e criminal”.

O rompimento da barragem da represa ocorreu por por volta das 9h30, segundo o Corpo de Bombeiros. A água invadiu casas e parte da BR-163 (próximo ao km 500), que ficou totalmente interditado por pelo menos cinco horas. Não houve feridos.

A represa tem mais de 20 hectares de lâmina – área de abrangência da água – e fica no meio de aproximadamente 100 casas de luxo, que não foram atingidas. No entanto, ao menos três casas que ficam fora do residencial foram afetadas.

Após o rompimento, os bombeiros foram ao local para fazer uma vistoria da área, analisar as questões de segurança e possíveis irregularidades. Um carro, que provavelmente estava estacionado perto da barragem, foi levado e ficou completamente destruído após ser atingido pelo rompimento.

O governo de Mato Grosso do Sul informou, por meio de nota, que conta com auxílio de avião e de drones para avaliar os danos.

“A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), junto às demais equipes atuantes no incidente, trabalham em rotas alternativas para o tráfego no local, que passa pelo uso da rodovia estadual MS-010. Devido às peculiaridades de cada estrada que leva à MS-010, a orientação é que veículos pesados sigam a rota pela MS-244, enquanto os veículos leves devem optar pelo desvio na MS-445”, informou a nota.

O prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues, também disse que o município está acompanhando o caso, e ressaltou que o lago fica em área privada.

“Até agora, não sabemos de vítimas e está tudo sob controle. Quero dizer a vocês que tudo o que for preciso para tomar as providências, para terminar tudo bem, estaremos à disposição. O lago pertence ao condomínio, que estourou, mas eu já tomei todas as providências cabíveis junto as nossas autoridades competentes, defesa civil e corpo de bombeiros”, finaliza.

g1 entrou em contato com o condomínio Nasa Park e foi informado que engenheiros especializados estão realizando um estudo detalhado para determinar as causas do rompimento.

Veja, abaixo, a nota na íntegra do Nasa Park:

“A administração do NASA Park lamenta profundamente o ocorrido na data de hoje, 20 de agosto de 2024, que resultou no rompimento de uma parte da estrutura do parque.

Imediatamente após o fato, as autoridades competentes foram acionadas e estamos colaborando integralmente para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas.

Nossa prioridade é oferecer todo o suporte necessário e trabalhar para resolver a situação com a maior agilidade possível. Engenheiros especializados já estão realizando um estudo detalhado para determinar as causas do rompimento e propor as medidas corretivas.

É importante destacar que o NASA Park opera em conformidade com todas as normas e regulamentos vigentes. Ao ser concebido, o projeto teve manifestações favoráveis do IMASUL, incluindo o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros e os certificados ambientais devidamente validados.

Reafirmamos nosso compromisso com a segurança de nossos moradores, visitantes e colaboradores”.

Fonte: G1

Luiz Davi

Recent Posts

O desafio dos síndicos na sociedade líquida

Na sociedade contemporânea, descrita por Zygmunt Bauman como “líquida”, onde tudo parece estar em constante…

19 horas ago

PCDF resgata seis gatos em estado de abandono e maus-tratos dentro de apartamento em Taguatinga

A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) realizou na tarde dessa terça-feira…

19 horas ago

Sócias de imobiliária são indiciadas por se apropriar de R$ 7,5 milhões e lesar 250 condomínios no RS

Polícia Civil indiciou as três investigadas, sócias da Imobiliária Meninos Deus, em Porto Alegre, por…

19 horas ago

Morador de apartamento é preso por incomodar vizinhos e agredir porteiro de prédio em bairro nobre de Rio Verde

Um homem foi preso pela Polícia Militar (PM) por perturbação do sossego de moradores e…

19 horas ago

Polícia prende casal e apreende carros de luxo em condomínio durante operação em Jundiaí

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí (SP) apreendeu três carros de luxo e duas…

19 horas ago

Moradores de condomínio popular enfrentam polícia após incursão violenta

Na noite do dia 3 de setembro, policiais invadiram o condomínio popular Princesa Isabel, que…

19 horas ago