Auditoria em condomínios

0
166
Auditoria Contábil Condominial

Administrar um condomínio gera muito trabalho e requer responsabilidade e transparência na movimentação financeira.

No meio desses recursos, condôminos podem questionar os gastos realizados no condomínio e querer acompanhar os resultados dos recursos investidos. Nessa situação, a auditoria de condomínios pode ser a solução para síndicos e moradores.

 

 

Entenda o que é Auditoria Condominial

Auditoria Contábil Condominial consiste na aplicação de procedimentos, testes e análises com base em documentos originados das receitas e despesas de uma edificação, atendendo ao conjunto de normas de contabilidade e de auditoria, mesmo não havendo até o momento, obrigatoriedade para a escrituração contábil nos condomínios.

 

Dra. Michele Lordêlo – Especialista em Auditoria Contábil Condominial

A Dra. Michele Lordêlo, do Grupo Lordêlo, explica que “esta ausência não dispensa o controle dos recursos que são arrecadados e gastos, seus saldos e adequações, visando a transparência da prestação de contas do Síndico para com os condôminos”.

 

 

 

A Dra. Michele ainda destaca a importância das recomendações constatadas. “Ao contemplar recomendações de melhoria no que fora constatado, o serviço de Auditoria acaba contribuindo não somente para analisar o que ocorreu, mas também, para o momento atual e gestões futuras, uma vez que a depender dos resultados, haverá indicativos de uma gestão de excelência, boa, mediana ou insuficiente”.

 

 

Tipos de Auditoria:

 

Todas essas podem ser executadas. Dependendo da situação, podem ser realizados diferentes processos para examinar a saúde financeira do condomínio. Assim sendo, a Auditoria Preventiva e a Auditoria Anual.

A Auditoria Preventiva tem caráter contínuo e é contratada mensalmente; seu objetivo é antecipar, por exemplo, de um mês para outro, situações que só seriam expostas após um ano ou mais.

Já a Auditoria Anual ou por Período, ao qual chamamos de Revisional apresentará constatações do que já ocorreu com a gestão condominial, deixando recomendações na análise de dados passados”, explica a Dra. Michele Lordêlo.

 

 

Cuidados na contratação

Para a contratação da Auditoria Condominial, deve haver aprovação em assembleia do profissional ou empresa de Auditoria. Sendo profissional liberal, é importante que seja Bacharel em Ciências Contábeis, com registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Caso seja uma empresa a ser contratada, além da formação e registro acima, a empresa deve ter a atividade de Auditoria e possuir registro empresarial no CRC.

Vale ressaltar que seja pessoa física ou jurídica, faz-se necessária a experiência em Auditoria para Condomínios que difere totalmente da Auditoria para Empresas.Segundo a Dra. Michele, os condomínios de pequenos portes também podem aplicar o serviço.

 

Fonte: Folha Condominial

 

Leia mais notícias aqui!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here