As 4 regras básicas para a convivência em condomínios

0
137
boa convivência entre condôminos
boa convivência entre condôminos

Já é do conhecimento das pessoas que moram em condomínios que é muito comum existir desavenças entre os moradores, algumas vezes nem se quer existe um motivo específico, podendo ser por causa do barulho, ou das reformas, ou até mesmo por causa das reservas das áreas comuns.

Devido isso, é essencial que as pessoas sigam as regras, mesmo que essas regras não estejam documentadas, elas são conhecidas como regras de convivência, com o propósito de proporcionar um convívio mais harmonioso e tranquilo.

Respeitando o horário do silêncio

O assunto de sons nos horários impróprios já foi muitas vezes discutido nas Assembleias, e está é uma regra que faz parte do Regimento Interno e da Convenção de grande parte dos condomínios brasileiros. Na maioria das vezes, o horário estipulado para o barulho é até às 22h, após esse horário o silêncio deve ser mantido. Se caso a regra não exista no regulamento do condomínio, é importante levar em consideração pelo o uso do bom senso entre os moradores.

 

 

Cuidado com as regras em relação a reformas

Reformar a sua unidade e deixar ela mais do jeito que você gosta é muito importante, até para o seu conforto e bem-estar, tendo em vista que você irá passar grande parte do seu tempo dentro da sua casa ou do seu apartamento. Mas para isso, é essencial que a administração do condomínio seja avisada sobre a obra.

Em alguns casos também é exigido que avise os responsáveis pela engenharia e pela arquitetura do condomínio para que as reformas sejam aprovadas e verificadas se não irá causar danos à estrutura.

É interessante também que se faça uma previsão em relação a duração da reforma, que seja estipulado os horários e quais os profissionais que irão trabalhar no local.

 

 

Atenção com o elevador

A utilização e os cuidados com os elevadores nos condomínios verticais também acabam causando conflitos. Alguns condôminos ou visitantes usam o elevador e acabam segurando-os em alguns andares, atrasando os outros moradores, por causa de um benefício próprio. O cuidado com o elevador precisa ser feito com sabedoria.

E outra situação que acontece em relação aos elevadores é saber diferenciar o elevador social do elevador de serviço, pois para cada um deles existe uma função e elas precisam ser respeitadas.

 

 

Animais de estimação

As questões dos animais de estimação em condomínios são as mais variadas possíveis. E os conflitos por causa deles são muitos. Vai desde barulhos até com a circulação deles nas áreas comuns do condomínio.

Devido isso, é recomendado que os donos tentem ter controle e sempre que for passear com o pet ajudar na limpeza das áreas comuns caso o animal faça alguma sujeira, e também tentem respeitar o horário do silêncio, para evitar que atrapalhe os outros moradores.

O portal Síndico Legal reuniu essas regras para ajudar a manter a ordem e a boa convivência dentro do seu condomínio. Lembrando que mesmo que as regras não estejam documentadas é importante prestar atenção nessas regrinhas básicas para ajudar na convivência como um todo.

Redação Síndico Legal: Tohea Ranzeti
Leia mais Conteúdos Exclusivos aqui!

 

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here