Após golpe milionário, saiba como proteger as finanças do seu condomínio

Após golpe milionário, saiba como proteger as finanças do seu condomínio

O recente caso de uma administradora acusada de desviar dinheiro das contas mantidas por síndicos de 40 condomínios em São Paulo chama a atenção pelo alto valor do montante subtraído de forma fraudulenta. De acordo com os cálculos dos síndicos lesados, cerca de R$ 30 milhões teriam sido roubados. A suspeita é que a administradora adotava a prática conhecida no mercado como “conta pool”, em que a empresa mantém os recursos dos clientes em uma conta única.

O fato reforça a importância da segurança dos recursos financeiros dos condomínios. Para Ingrid Zenatti, diretora da TownSq no Brasil, especializada em soluções digitais para gestão condominial, os síndicos devem adotar alguns cuidados para aumentar a segurança dos recursos do condomínio.

O primeiro passo é fazer uma pesquisa criteriosa na hora de escolher a empresa para administrar o dinheiro da comunidade. “A empresa precisa ser transparente e permitir que o síndico e até membros do conselho consigam acessar todas as informações financeiras do condomínio, incluindo o extrato da conta bancária”, afirma Ingrid.

Outro cuidado diz respeito à prática de conta pool. Para a especialista, os síndicos devem optar por administradoras que estão aproveitando a digitalização dos bancos para permitir o acesso a informações bancárias do condomínio em tempo real e sem intermediações. “O síndico precisa estar atento à prática de conta pool. Ela dificulta o controle dos recursos e o condomínio pode ter problemas em caso de falência da administradora”, completa.

Pesquisa divulgada pela TownSq, feita com 300 moradores e síndicos de todas as regiões do país, mostra que a gestão financeira é a maior preocupação nos condomínios brasileiros. A administração do dinheiro, vale ressaltar, é de responsabilidade do síndico, mesmo que ele delegue essa função para uma administradora. (AE)

 

Fonte: Jornalfloripa