Apoio profissional leva vantagens econômicas aos condomínios por meio da sustentabilidade

0
433

Recentes estudos sobre adaptações feitas em condomínios para aproximá-los dos conceitos de sustentabilidade mostraram que é possível reduzir em até 50% o consumo de água, 30% o consumo de energia e até 20% no consumo de gás, entre outros avanços. O resultado desta melhor gestão dos recursos se reverte em diminuição na taxa paga pelos moradores ou arrecadação de recursos para aplicação em benfeitorias no próprio empreendimento.

Com base nestas constatações, a Habitacional, uma das empresas mais tradicionais do mercado imobiliário do país, acaba de fechar uma parceria com a GEO Consultoria Ambiental, companhia especializada em apoio para a gestão sustentável dos recursos hídricos, de energia e dos resíduos.

O acordo tem como objetivo oferecer aos condomínios prontos e já em fase de uso uma avaliação profissional sobre as possibilidades e potencialidades da realização de ajustes no funcionamento destes locais, assim como nas suas estruturas para que eles possam desfrutar de ganhos econômicos e se aproximarem dos modernos conceitos de sustentabilidade que são cada vez mais importantes para a sociedade.

 

 

O diretor da Habitacional, Fernando Fornícola, explica que o propósito das duas empresas é auxiliar os síndicos e administradores a tomar medidas práticas no sentido de alcançar a economia por meio da sustentabilidade. Segundo ele, os novos empreendimentos já estão sendo projetados em conformidade com as modernas técnicas e conceitos, mas os condomínios prontos, em muitos casos, foram construídos antes do surgimento de muitos equipamentos e modos de operação que privilegiam o meio ambiente e gastam menos recursos.

“Os gestores destes locais até têm consciência de que alguma coisa pode e deve ser feita para melhorar a eficiência, mas por falta de um conhecimento um pouco mais profundo do tema, acabam procrastinando decisões e desperdiçando tanto energia como dinheiro mesmo dos condomínios e dos próprios condôminos”, diz. “Queremos oferecer a esses gestores justamente a informação correta que possa lhe dar segurança na tomada de decisão”, completa.

O projeto terá início com a oferta da avaliação junto aos 350 condomínios sob a administração da Habitacional distribuídos por todas as regiões da cidade de São Paulo além do litoral e do interior do Estado. Num segundo estágio as avaliações serão estendidas para empreendimentos externos a este grupo.

Para o sócio da GEO Consultoria Ambiental, Rivaldo Mello, a parceria com a Habitacional representa um dos primeiros passos de uma tendência. “Praticamente todos os condomínios prontos oferecem condições de ganhos econômicos com ajustes voltados à sustentabilidade. A credibilidade de companhias como a Habitacional aliada ao know how de especialistas no assunto como é o caso da GEO constitui uma força capaz de revelar este caminho que trará resultados positivos para todos os envolvidos”, disse.

 

Leia mais notícias aqui!

Fonte: Terra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here