Afinal, o que é manutenção predial?

O que é manutenção predial?

Um dos assuntos mais importantes em um condomínio é a manutenção tanto no que concerne ao perfeito funcionamento de todos os equipamentos, como na preservação do valor patrimonial do imóvel.

Recomenda-se ao síndico que mantenha sob contrato de manutenção todos os equipamentos imprescindíveis, tais como elevadores, bombas, equipamentos, de acesso, etc. Quem responde civilmente por acidentes causados por mau funcionamento dos equipamentos é o condomínio, devendo indenizar as pessoas acidentadas

 

 

A conservação dos equipamentos constitui obrigação permanente do síndico. Provada sua culpa ou negligência, cabe a ele inteira responsabilidade criminal no caso de danos causados aos condôminos ou a terceiros. Fica para o condomínio a responsabilidade civil.

 

[adrotate group=”1″]

 

Para que não haja grandes imprevistos é de relevante importância checagens periódicas nos equipamentos, máquinas, instalações do condomínio e outros, principalmente: elevadores, bombas, extintores de incêndio, interfones, portões automáticos, luz-piloto, para-raios, antenas coletivas, filtros de piscina, gerador, equipamento de sauna, iluminação de emergência, jardins, hidrantes, equipamento de segurança, etc.

 

 

É importante manter uma relação com nome e telefone das empresas contratadas para manutenção, bem como de alguns fornecedores próximos ao prédio, e para emergência, telefones úteis como bombeiros, polícia, fornecedora de gás, eletricidade, e hospitais mais próximos também devem estar ao alcance.

O dinheiro aplicado na manutenção deve ser considerado um investimento, e não necessariamente uma despesa. Contudo, alguns cuidados com o consumo podem ajudar o condomínio a economizar dinheiro e, consequentemente, reduzir as cotas condominiais.

Fonte: Manual Prático do Condomínio, Síndico e Condôminos – Ivan Horcaio

 

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

[adrotate banner=”127″]