Advogado especialista em condomínios e a sua importância.

0
104
Advogado especialista em condomínios e a sua importância.

Diante da data de hoje, que é comemorado o Dia do Advogado, o portal Síndico Legal resolveu frisar a importância que este profissional tem na vida condominial.

O condomínio é um segmento que tem crescido cada vez mais nos últimos anos, sem contar os diversos tipos de condomínios que tem surgido. Vários fatores têm contribuído para esse crescimento, mas o principal motivo que faz com que as pessoas escolham os condomínios é a segurança.

E para conseguir ‘controlar’ de certa forma esse formato de vivência, a legislação brasileira conceituam o condomínio como uma situação jurídica especial, afinal, muitas pessoas possuem uma propriedade num bem maior.

 

 

Mas acontece que o condomínio é algo de várias polêmicas e conflitos, resultado da dificuldade que existe na convivência entre as pessoas que precisam dividir direitos e deveres.

E as discussões são muitas, por conta dos mais diferentes motivos, desde cobranças das cotas condominiais, inadimplência, convenções, regimentos internos, disputa por áreas comuns, problemas na garagem, e por aí vai.

Nesse cenário, fica nítido que o síndico é extremamente importante, pois é ele quem gerencia o condomínio. E para que esse trabalho tenha sucesso, é preciso que o síndico cumpra com uma série de obrigações, principalmente ter conhecimento sobre a área para administrar com primazia.

 

 

Mas o síndico pode ter a consciência de que existem certos assuntos que é preciso de profissionais especializados na área, e um desses profissionais é o Advogado. Ter conhecimento da legislação trabalhista, cível e dos juizados especiais, é preciso ter entendimento do assunto.

A assessoria jurídica é essencial para que o condomínio tenha uma boa administração, e para isso precisa ter advogados especialistas na área.

 

 

Um condomínio que possui um advogado para assessorar, possui mais segurança e tranquilidade no cumprimento dos trabalhos, pois existem diversos serviços que são contratados pelo condomínio que possuem contratos e precisam ser analisados por profissionais qualificados, para que nenhum erro seja cometido.

Além da ajuda com a papelada, documentação e contratos, grande parte dos condomínios possuem condôminos inadimplentes ou inconvenientes, e ter uma assessoria jurídica acaba coibindo algumas situações.

Além de defender judicialmente o condomínio, o advogado pode agir como mediador de conflitos, e ajudar o síndico a resolver de forma mais amena um conflito entre condôminos.

O advogado também pode acompanhar a administração do condomínio na questão das cobranças, nos processos trabalhistas, e muitos outros serviços que podem contar com a ajuda de uma assessoria jurídica, pensando sempre em melhorar a vida condominial, também ajudar o trabalho do síndico.

 

 

Para firmar essa facilidade, é interessante que o condomínio mantenha um advogado contratado, para evitar que o problema chegue, pois se deixar para procurar um advogado para solucionar o problema, o custo será muito maior. Sendo assim, é mais vantagem possuir uma assessoria jurídica permanente no condomínio, do que um solucionador esporádico.

Então, se você é síndico e ainda não tinha parado para pensar na importância que o advogado tem na vida condominial, agora você está ciente. Não pense duas vezes em garantir a qualidade de vida dos condôminos do seu condomínio.

O portal Síndico Legal parabeniza todos os advogados pelo seu dia. Vocês são muito importantes para que a justiça continuar sendo feita. Parabéns!

Toheá Ranzeti – Redação Síndico Legal

Leia mais Conteúdos Exclusivos clicando aqui!

 

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here