Administradoras de condomínios e seus deveres

0
90
Administradoras de condomínios e seus deveres
Administradoras de condomínios e seus deveres

Para administrar um condomínio é preciso contar com a ajuda dos condôminos. Não é interessante que um síndico administre um condomínio sozinho, aliás, isso já deixou de ser realidade há muito tempo. E é aí que as administradoras entram, auxiliando e contribuindo na gestão dos condomínios, cuidando não só do empreendimento, como do bem-estar e segurança dos moradores, funcionários e até mesmo visitantes.

Mas a questão é, você sabe como funciona a administração de um condomínio?

Administradora de condomínios

Para ajudar a explicar como funcionam os serviços de uma administradora de condomínio oferece, o portal Síndico Legal conversou com o Grupo Apex que esclareceu muitas questões que deixam moradores, visitantes e até funcionários com dúvidas.

Como o nome mesmo já diz, uma administradora de condomínios é uma empresa cujo objetivo é administrar o condomínio e auxiliar o síndico nas tarefas diárias que envolvem o condomínio.

 

 

De acordo com o Aleir Cardoso de Oliveira Junior, Diretor do Grupo Apex, a gestão de um condomínio é mais complexa do que se imagina. “Não por acaso comporta uma vasta gama de profissionais especialistas. O Grupo APEX está há mais de oito anos no mercado atuando exclusivamente com administração de condomínios. Temos propriedade para lidar com as questões e particularidades inerente aos condomínios. Uma boa administradora enxerga as situações de forma ampla, antecipando problemas e aplicando soluções preventivas”, relata ele.

Aleir ressalta que é importante que a administradora trabalhe em conjunto com os síndicos. “A relação entre a administradora e o síndico é uma relação de confiança. Trabalhamos com orientação e troca de experiências, resultando sempre em crescimento mútuo”, conta.

A administração condominial possui diversas funções:

  • Elaborar a folha de pagamento;
  • Emitir os boletos de pagamento da cota condominial;
  • Organizar as pastas de prestação de contas;
  • Assessoria antes, durante e depois das reuniões e Assembleias;
  • Realizar demonstrativo das receitas e despesas do condomínio;
  • Administrar os encargos previdenciários mensais;
  • Administrar o fundo de reserva e o fundo de obras (caso tenha);
  • Gerenciar as contas ordinárias do condomínio;

Além de todas essas funções, faz parte dos deveres da administradora de condomínio orientar os gestores nos setores administrativos, financeiros e trabalhistas.

 

 

Inadimplência

Um dos maiores problemas financeiros em um condomínio é causado pela inadimplência. Segundo Aleir, gerir a inadimplência não é uma tarefa tão simples. “É certo que pode ser feita de maneira mecânica, mas o Grupo APEX acredita na humanização da cobrança para atingir melhores resultados. Buscamos firmar acordos com equilíbrio entre as partes envolvidas. Da mesma forma, trabalhamos em conjunto com advogados que adotem essa mesma política quanto ao ajuizamento das demandas”, relata.

Auditoria

A auditoria implica em certificar as contas, analisando entrada e saída de recursos, apurando se as despesas estão amparadas por documentos hábeis e nos termos do orçamento aprovado. “Fazemos conferência da inadimplência e análise de recolhimento de encargos trabalhistas, inclusive quando há terceirização da mão de obra, além de verificar o cumprimento de obrigações fiscais acessórias”, acrescenta Aleir.

Assessoria de Engenharia Condominial

A Assessoria de Engenharia Condominial consiste no planejamento e acompanhamento das manutenções da área comum. “O resultado desse trabalho implica em redução no custo das manutenções, que quando feitas de maneira preventiva não só custam menos como evitam o surgimento de outras. Além disso, esse trabalho contribui com a valorização do empreendimento e aplicabilidade das garantias previstas em lei, facilita a renovação de alvarás e licenças específicas, assegura o cumprimento das normas quando houver reforma nas unidades habitacionais e auxilia na determinação de responsáveis por reparos”, exalta o Diretor.

 

 

Serviços prestados

“Temos um leque variado de serviços com propostas personalizadas que atendam as demandas específicas do condomínio. Fazemos Auditoria financeira, fiscal e trabalhista em prestações de contas, em parceria com auditores; prestamos Assessoria de Engenharia Condominial, em parceria com engenheiros; além da tradicional Assessoria Administrativa, Contábil e de Cobrança, esta última em parceria com advogados para judicialização das ações”, descreve Aleir Cardoso de Oliveira Junior.

O Grupo Apex possui escritório em Cuiabá-Mato Grosso, e em Campo Grande-Mato Grosso do Sul.

A principal função de uma empresa administradora de condomínios é complementar os processos administrativos e burocráticos de um condomínio. Para isso, são prestados auxílio e orientação ao síndico na realização de demandas que são relacionadas com a gestão do condomínio. Resumindo, a administradora ampara e auxilia no trabalho do síndico.

Se você quer saber mais sobre os serviços do Grupo Apex, entre em contato, (65) 3054 4252 ou (67) 3304-7633.

Redação Síndico Legal: Tohea Ranzeti

 

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here