Ações do Bem em seu Condomínio, Coleta de Óleo!

0
375

Na busca pela sustentabilidade, o sindico, sem custo nenhum para o condomínio ou necessidade de aprovação em assembleia, poderá implantar a coleta de óleo de cozinha.

É importante lembrar aos moradores, por meio de circulares, que um litro de óleo jogado na água contamina milhões de litros de água, prejudica a natureza e encarece o tratamento de água e esgoto realizado pelas concessionárias.

São várias as vantagens direitas e indiretas dessa adoção; entre elas estão:

Evitar que ocorram entupimento e refluxo de água nas pias da cozinhas das unidades, causados, pelo endurecimento da gordura nas laterais dos encanamentos.

A administração deverá lembrar aos moradores que o óleo também não poderá ser jogado nos vasos sanitários, pois o efeito será o mesmo.

Possibilitar a redução de elevadas despesas pagas ás empresas desentupidoras que atendem ás emergências e também as manutenções programadas, que em muitos casos chegam a duas vezes ao ano.

Reduzir o acumulo de óleo ou gordura nos canos, o refluxo do esgoto e até o rompimento das redes de coletas publicas.

 

 

Minimizar a impermeabilização do solo causada pelo óleo, o que dificulta a absolvição de água, podendo, segundo a Sabesp, causar enchentes, além disso, quando o despejo diretamente nos rios e represas, o óleo permanece na superfície, dificultando a entrada de luz e a oxigenação da água, prejudicando e até matando a vida aquática.

Permiti que o óleo coletado se transforme e matéria –prima para a fabricação de são ecológico e bicombustível, gerando negócios, emprego e renda para muitas pessoas.

A implantação do programa é simples. Entre as ações estão: A empresa contratada para recolher o óleo deixará no condomínio um recipiente grande de plástico, no qual os moradores ou funcionários jogarão o óleo.

Quando estiver quase cheio, o sindico ou o zelador poderá informar a empresa para providenciar a troca do galão.

A administração deverá distribuir circulares informando sobre a coleta, o local para ser deixado o óleo, que recipientes deverão ser utilizados (vidros ou garrafas plásticas) e, periodicamente, informar aos moradores sobre os resultados.

Procurando reduzir o entupimento, principalmente das pias de cozinha e banheiro, o sindico poderá comprar em grande quantidade de ralinhos tipo peneirinha, para serem colocados em todas as pias.

Fonte: Rosely Benevides de Oliveira Schwartz

Leia mais sobre gestão aqui!

 

LEIA TAMBÉM

Gostou?Compartilhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here