ABNT – NBR 5674

0
181

NORMA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, QUE ESTABELECE OS REQUISITOS DO SISTEMA DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES.

 

A NBR 5674:2012 estabelece requisitos para a gestão do sistema de manutenção de edificações, de modo a evitar a queda de desempenho devido à depreciação de seus sistemas, equipamento e componentes. Um dos procedimentos indicados é o planejamento anual das atividades de manutenção.

Esta norma teve a sua última atualização, ocorrida em 25 de julho de 2012, nomeia-se Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão da manutenção.    

A manutenção preventiva é fundamental tanto para garantir a segurança dos usuários do imóvel quanto para valorizar o patrimônio.

 

INVESTIMENTOS COM MANUTENÇÃO.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estudos realizados em diversos países apontam que os gastos anuais com a operação e manutenção das edificações em uso variam entre 1% e 2% do seu custo inicial.

Embora seja um investimento considerável, a manutenção deve estar obrigatoriamente prevista no planejamento orçamentário.

O desleixo em relação a essa questão pode comprometer o desempenho, a segurança e salubridade do prédio.

Além de prejudicar a qualidade de vida dos usuários, as edificações que se deterioram antes do tempo geram custos sociais, econômicos e ambientais elevados. 

 

ABAIXO DESCREVEMOS COMO A NBR 5674 DEFINE O TERMO: 

Manutenção: é o conjunto de atividades que devem ser realizadas ao longo da vida total da edificação para conservar ou recuperar o seu capacidade funcional e de seus sistemas constituintes para atender às necessidades e segurança dos seus usuários.

Fundamentado nessa definição, é que todo proprietário ou administrador de uma edificação, deve adotar procedimentos sistemáticos de manutenção, sempre visando à prevenção e ao controle de custos.

 

 

SEGUINDO ORIENTAÇÃO DA ABNT, RELACIONAREMOS AS NORMAS TÉCNICAS A SEREM USADA PARA APLICAR CORRETAMENTE A NBR 5674:

  • NBR 9077, Saída de emergência em edifícios.
  • NBR 14037, Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos.
  • NBR 15575-1, Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho – Parte 1: Requisitos gerais.
  • NBR 15575-2, Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho – Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais.
  • NBR 15575-3, Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho – Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos internos.
  • NBR 15575-4, Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho – Parte 4: Sistemas de vedações verticais externas e internas.
  • NBR 15575-5, Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho – Parte 5: Requisitos para sistemas de coberturas.
  • NBR 15575-6, Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho – Parte 6: Sistemas hidrossanitários.

 

SAIBA MAIS NO VÍDEO ABAIXO

 

CONDIÇÃO PARA MANUTENÇÃO

De acordo com a NBR 5674, a gestão do sistema de manutenção deve considerar as características das edificações, como:

  • Tipologia;
  • Uso efetivo;
  • Tamanho e complexidade da edificação e de seus sistemas;
  • Localização e implicações do entorno da edificação.,

A MANUTENÇÃO DEVE SER ORIENTADA POR UM CONJUNTO DE ORIENTAÇÕES QUE:

  • Preserve o desempenho previsto em projeto ao longo do tempo, minimizando a depreciação patrimonial;
  • Estabeleça as informações pertinentes e o fluxo de comunicação;
  • Estabeleça as tarefas e a autonomia de decisão dos envolvidos;

 

PALMIRO SOARES DE LIMA FILHO. Engenheiro Civil, Diretor e Membro Titular do IBAPE-MT (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), atua na área de avaliações e pericias judiciais e extrajudiciais e vistorias em condomínios a mais de 20 (vinte) anos,realizando trabalhos nas Comarcas da Capital e do interior de Mato Grosso.

 

Leia mais artigos aqui!

 

LEIA TAMBÉM

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here