A tecnologia descomplicando a gestão condominial

0
285
A tecnologia descomplicando a gestão condominial

Já é clichê falar sobre o número de funções que envolvem o trabalho do Sindico. A administração de um condomínio requer conhecimento em relações humanas, atos jurídicos, contábeis, trabalhistas, manutenção, inspeção, segurança entre outros.

Fora tudo isso existe o contato diário entre o síndico e os moradores, sempre com um variado número de demandas e conflitos a serem resolvidos.

Todo mecanismo capaz de auxiliar o síndico na administração do condomínio é bem-vindo.

Mas para isso é preciso que ele queira encontrar soluções inteligentes com o objetivo de facilitar a sua gestão.

Mas como o síndico pode simplificar a administração do condomínio? O portal Síndico Legal resolveu dar umas dicas a esse respeito, e todas elas envolvem as benesses da tecnologia.

Sem a ajuda da tecnologia o trabalho do síndico fica muito difícil, mais burocrático e sem dúvida alguma mais lento, é preciso que os síndicos e moradores se conscientizem sobre a necessidade de investir em tecnologia.

A tecnologia pode fazer com que o síndico tenha mais tempo para dar atenção aos moradores e suas solicitações. Quando falamos em tecnologia aplicada a condomínios estamos falando de um amplo leque de opções.

 

 

Hoje em dia temos opões tanto para unidades individuais, quando para áreas comuns. São tecnologias que envolvem a economia de energia e de água em determinados ambientes.

Aplicativos de gestão condominial que otimiza o trabalho do síndico e o acesso dos moradores a toda realidade documental e financeira do condomínio, além de servir como meio de comunicação entre condôminos e sindico, e até mesmo reserva de áreas de lazer, entre outros.

A tecnologia dos aplicativos promovem também uma melhor comunicação entre síndico e moradores, e até mesmo um melhor convívio entre os próprios condôminos. Já que a organização permite que menos conflitos aconteçam, evitando desavenças entre vizinhos.

Tecnologia que envolve a segurança dos condôminos, como as câmeras de monitoramento, as portarias inteligentes e um numero variado de equipamento de segurança e inteligência.

Alguns sistemas de inteligência na segurança do condomínio permitem que um visitante tenha seu acesso liberado na portaria, sem grandes problemas, através dos ‘softwares’, causando menos desconforto ao visitante e ao morador.

 

 

O Portal Sindico Legal tem muitas dicas de empresas e equipamentos tecnológicos voltados ao condomínio, é só dar uma passeada pelo site.

É importante frisar que mesmo que o condomínio possua a tecnologia a seu dispor, é importante que o síndico tenha uma rotina pré-estabelecida para conseguir realizar suas atividades.

Nenhuma tecnologia pode interferir nas formalidades e legislação aplicada aos condomínios.

 

 

O síndico deve ter coerência, pois, independentemente do edital de convocação de assembleia ser enviado via aplicativo, essa possibilidade deve estar prevista em convenção ou por decisão de assembleia, ainda assim, o banco de dados do aplicativo deve estar atualizado, pois todos os condôminos sem exceção devem ser convocados.

O número de equipamentos voltados a tecnologia não dispensa a atenção dos moradores e dos funcionários do condomínio em relação a segurança, não é porque temos uma portaria inteligente que o cuidado em quem entra e sai do condomínio fica somente a mercê do equipamento.

 

 

A tecnologia facilita, melhora, possibilita, entre outros inúmeros adjetivos, mas não substitui o dever e a obrigatoriedade do síndico em relação ao que a Lei ordena, e tampouco substitui os deveres e direitos dos condôminos.

O síndico precisa se abrir para novas possibilidades, e entender a tecnologia é uma aliada na gestão condominial, pode simplificar a vida de todos, porém o bom senso em relação as suas obrigações não podem ser substituídas por nenhuma tecnologia ou aplicativo.

Gostou desse conteúdo? Fique por dentro dos conteúdos exclusivos do portal Síndico Legal.

 

Toheá Ranzeti – Redação Síndico Legal

 

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here