A individualização de água e gás

1
884
A individualização de água e gás
David Longo Pereira e Jeane Cristina - Individualize

Saiba como economizar no consumo dos recursos, buscando a individualização

O tema sustentabilidade tem sido reiteradamente discutido pela sociedade e vem se tornando uma das suas maiores preocupações, principalmente nos condomínios residenciais, por serem estes enquadrados como grandes consumidores dos recursos naturais e, como tal, precisam envolver os seus condôminos em ações sustentáveis.

A Lei nº 13.312/16 tornou obrigatória a individualização do consumo de água nos novos condomínios, razão pela qual as construtoras estão entregando os novos empreendimentos já com a referida individualização. Porém, e quanto aos condomínios antigos, como podem se adequar fazendo a individualização e seguir o parâmetro da sustentabilidade?

Com essa reflexão, o portal Síndico Legal buscou informações sobre empresas que fazem o processo de individualização da água e do gás, contemplando outros serviços voltados para este segmento. A entrevista escolhida foi a empresa Individualize, situada em Cuiabá, Mato Grosso, ativa no mercado há mais de 8 anos.

A individualização tem o objetivo de buscar por um consumo mais racional dos insumos e tornar a cobrança mais justa. “Um condomínio possui muitos moradores, sendo que quando não individualizada a gestão do consumo da água, àqueles que consomem pouco pagam o mesmo valor daqueles que consomem muito”, relata a Gerente Comercial da Individualize, Jeane Cristina.

 

 

A individualização é uma medida justa, pois cada um paga o que consome, de modo que paralelamente, quando se sente no bolso, faz-se repensar a questão da sustentabilidade. A individualização oferece uma economia concreta, havendo o acompanhamento contínuo do histórico com consumo de cada unidade consumidora, de forma transparente, colaborando para que o condômino mude os seus hábitos, objetivando maior economia do consumo da água.

O empresário, proprietário da Individualize, David Longo Pereira, conta como surgiu a empresa e como conseguiu que os condomínios em Cuiabá aderissem a individualização. “Após o surgimento da primeira Lei, há 8 anos atrás, poucos condomínios eram individualizados, isso me despertou interesse, busquei conhecimento nos grandes centros, me capacitei e percebi que na maioria dos locais não havia a gestão do consumo, somente a individualização. Dada a realidade existente na época, me interessei em fazer algo diferenciado, ou seja, oferecer um serviço mais completo, tanto para o condômino, como para o condomínio”, diz ele.

Com a individualização cada residência ou apartamento receberá o demonstrativo do seu consumo e por ele será cobrado. O hidrômetro é o aparelho responsável pela leitura do consumo de água, e o gasômetro pela leitura do consumo de gás. “Existem duas maneiras de gestão do consumo de água e gás e das suas cobranças: sendo que na primeira, o próprio condomínio que fica responsável pelo recebimento do histórico do consumo e gera a cobrança para cada condômino, neste caso, a Individualize faz a leitura, envia o relatório para a administradora, e eles incluem o valor do consumo na taxa condominial do morador; na segunda, o condomínio prefere passar a gestão de consumo e das cobranças para empresas como a Individualize, que fica responsável pelo recebimento dos valores do consumo de água de cada unidade, dessa forma, é feita a leitura das áreas comuns do condomínio e enviada para a administração, enquanto que o restante do consumo gasto, é gerado o boleto individual de cada unidade com o consumo aferido”, relata David Longo.

Jeane acredita que a individualização traz muitos benefícios para os condomínios, a começar pela redução de conflitos. “Como cada unidade recebe sua conta separada com o relatório do seu consumo, não fica aquela intriga entre os moradores alegando que um gasta mais que o outro, portanto, é economicamente justa a relação entre consumo e conta”, exalta ela.

Um dos benefícios de contratar uma empresa para fazer a individualização e a gestão de consumo, é que irá auxiliar a administração do condomínio, tirando do síndico a responsabilidade e a preocupação em receber dos inadimplentes.

A gestão de contas de água feita pela empresa Individualize tem como parâmetro o mesmo critério estabelecido pela Concessionária de abastecimento de água da cidade Cuiabá, tendo inclusive o escalonamento para trazer justiça e reflexão aos consumidores, assim, quem consome mais paga mais em escala pelo metro cúbico. “Esse método é justamente para gerenciar a economia financeira e auxiliar os moradores e o próprio condomínio a economizar o recurso natural indispensável à vida”, descreve Jeane Cristina.

O trabalho da manutenção hidráulica é feito quando acontecem vazamentos, problemas com bombas ou contaminação por falta de limpeza da caixa d’água, nestes casos, a empresa fica responsável por prestar assistência 24 horas com profissionais capacitados para melhor atender os condomínios. “A concessionária de água se responsabiliza em fornecer a água da Rua até a central do Condomínio, ficando sob a responsabilidade deste o fornecimento para as suas unidades autônomas (apartamentos ou casas) e os reparos que se fizerem necessários. Quando não se contrata uma empresa especializada para desenvolver esse trabalho, a administração do Condomínio se depara com vários problemas que não podem ser resolvidos de plano e com segurança. Nesse sentido, a empresa Individualize presta os serviços de Leitura individual de água e gás; de gestão do consumo; gestão da cobrança do consumo e; manutenção hidráulica, buscando resguardar os seus clientes”, explica David Longo.

O portal Síndico Legal recomenda a todos os moradores e síndicos de condomínios que busque por empresas de qualidade, responsáveis pelos serviços prestados com garantia de atendimento.

Se você está interessado em conhecer os serviços que a Individualize oferece, você pode acessar o site www.individualize.com.br, ou pelo telefone: (65) 3054-3377.

 

Toheá Ranzeti – Síndico Legal

Leia mais notícias aqui

1 COMENTÁRIO

  1. Individualizar água e gás é a forma de obter uma cobrança justa e torna-se o maior meio de conscientização na redução de consumo de água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here