A importância de participar da Assembleia do condomínio

0
86
A importância de participar da Assembleia do condomínio

Pode não ser a melhor atração do mundo, mas faz parte não é mesmo?! Quando se participa da Assembleia do condomínio garante que você estará por dentro dos acontecimentos do lugar onde você escolheu para morar.

Ter a oportunidade de votar sobre decisões importantes, ajudar a escolher regras, e definir quais as prioridades quanto as despesas e investimentos, poder votar para escolher o síndico, por fim, escutar e ter voz.

Pensando nisso, o portal Síndico Legal resolveu te dar 4 motivos para te conquistar, e fazer com que você participe das Assembleias do seu condomínio.

Acreditamos que após ler essa matéria, certamente você irá valorizar essa reunião e não irá falar mais nenhuma delas!

 

Veja:

1 – Viver em grupo

A importância de participar da Assembleia do condomínio

Para viver em grupo é preciso acordos e parcerias.

É como se o condomínio fosse um clube. Onde pessoas dividem os mesmos espaços, algumas vezes tem os mesmos objetivos, porém possuem também opiniões diferentes, mas que precisam ter paciência e entrar num consenso juntas.

Ao participar da Assembleia do condomínio, você terá direito a um grande benefício, que é poder dar sua opinião nas decisões do dia-a-dia do seu condomínio.

Viver em condomínio é viver em comunidade, e como em toda comunidade, a vivência acaba exigindo acordos e parcerias, que são combinados durante esses encontros.

 

 

2 – Sem reclamação

A importância de participar da Assembleia do condomínio

Por causa da vida corrida, dos horários apertados, e principalmente pela falta de disposição e até mesmo pela falta de interesse, muitos condôminos deixam de comparecer às Assembleias, mesmo elas sendo agendadas com antecedência, e mesmo elas sendo informadas também com bastante tempo antes aos condôminos.

E nelas são discutidos e votados o presente e o futuro do condomínio. Se o desinteresse tomar conta da maioria dos condôminos, a troca de ideias e de opiniões desanimam ainda mais, assim deixando as decisões para os poucos moradores que comparecem. E é claro, não adianta reclamar depois.

 

 

Sem contar quando existe alguma situação que precisa de quórum para a aprovação de algo determinante para o condomínio, e que seja do interesse de todos, como por exemplo, uma reforma, ou uma obra que poderá alterar a estrutura do condomínio.

Nessas situações, caso não tenha a presença da maioria dos condôminos, a decisão terá que ser adiada, até que tenha a quantidade de moradores o suficiente para aprovar tamanha decisão, e isso poderá prejudicar o condomínio.

 

 

3 – Adiando o problemaA importância de participar da Assembleia do condomínio

Nas Assembleias são discutidos diversos temas que fazem parte da vida dos condôminos todos os dias, como por exemplo as regras sobre o uso da piscina, a escolha do futuro síndico, a aprovação das despesas, a discussão sobre o valor das taxas condominiais, aprovação das contas, previsão do orçamento, e outros assuntos que impactam no bem-estar do condomínio e de todos os moradores.

 

 

Melhor dizendo, os temas abordados são diretamente ligados a cada condômino, seja o financeiro ou à satisfação.

Pode acreditar, é muito melhor e mais fácil participar da Assembleia, e dar sua opinião, do que faltar, e querer cancelar uma decisão que tenha sido aprovada pela maioria que estava presente na Assembleia.

 

4 – Fazer novas amizades

Fazer novas amizades

Por mais que as Assembleias pareçam eventos cansativos e desagradáveis, principalmente quando acontece algum desentendimento mais fervorosos, elas também são ótimas oportunidades para um condômino conhecer o outro, ou melhorar a amizade entre os vizinhos.

Na maioria das vezes, as pessoas moram perto, alguns são vizinhos, ou moram no mesmo andar, mas não se conhecem, ou pouco se falam.

E olha que podem ter bastante coisas em comum, e devido a correria do dia-a-dia ou a falta de oportunidade, não dão abertura para estreitar os laços de amizade entre vizinhos.

Portanto, aproveite para fazer novos amigos, conhecer melhor seus vizinhos, e até mesmo conhecer os pais dos amiguinhos que brincam com seus filhos pelo condomínio.

Agora que já falamos da importância e os benefícios de participar da Assembleia do condomínio, já veja com o síndico quando será a próxima e confirme sua presença!

 

 

Toheá Ranzeti – Redação Síndico Legal

 

 

Leia mais conteúdo exclusivo aqui!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here