A Importância da inspeção predial periódica

0
1079
Inspeção predial

A Inspeção Predial é uma ferramenta utilizada para padronizar e sistematizar as vistorias em edificações e sistemas construtivos, que vem sendo aprimorado desde a década de 80.

 

Muitos acidentes em prédios são decorrentes de falhas na construção ou na manutenção predial, e vêm causando mortes e prejuízos, na maioria das vezes, injustificáveis.

Caos como desabamentos, incêndios, quedas de marquises e fachadas, vazamentos, infiltrações e tantos outros problemas provenientes dos desmazelos com a edificação podem ser evitados com medidas preventivas simples, de longo prazo, através de um planejamento que se inicia com a Inspeção Predial para depois se efetivar a implantação do plano de manutenção, para garantir um bom desempenho do prédio, a segurança e o conforto dos seus usuários.

A Inspeção Predial deve ser considerada como uma vistoria para avaliar os estados de conformidade de uma edificação, por meio de aspectos de desempenho, vida útil, segurança, estado de conservação, manutenção, sua utilização, operação, de acordo com as expectativas dos usuários.

Em países como os Estados Unidos da América – EUA, e Canadá, a Inspeção Predial é considerada como condição prévia indispensável em qualquer transação imobiliária, sendo obrigatória a juntada do CERTIFICADO DE INSPEÇÃO PREDIAL (CIP) para a assinatura dos contratos.

Em prédios públicos desses países, pode-se verificar o C.I.P. nos quadros de avisos, e nos imóveis residenciais disponíveis para venda e locação.

Este certificado é, na maioria das vezes, fixado atrás da porta, permitindo nos dois casos que o usuário ou ao futuro morador avalie as condições físicas e o estado de conservação destas edificações.

 

 

Assim sendo, esta medida é essencial, ou seja, deve-se fazer gestão para ser implantado no Brasil em definitivo, e tenha a implantação em definitivo na nossa cultura.

 

PALMIRO SOARES DE LIMA FILHO. Engenheiro Civil, Diretor e Membro Titular do IBAPE-MT (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), atua na área de avaliações e pericias judiciais e extrajudiciais e vistorias em condomínios a mais de 20 (vinte) anos, realizando trabalhos nas Comarcas da Capital e do interior de Mato Grosso.

 

Leia mais artigos do Palmiro aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here