A importância da manutenção preventiva nesta época do ano

0
66

Grande parte dos problemas nos condomínios são com relação a infraestrutura, mas ainda assim, existem alternativas que os moradores podem fazer pra se proteger desses transtornos.

Como em algumas regiões do país está sujeito a ter problemas de seca, a sugestão é aumentar a capacidade de armazenamento da caixa d’água, ou até mesmo criar um sistema pra reutilizar a água da chuva.

O que também colabora é a economia de energia, tentando diminuir o uso de ventiladores e ar condicionados, também causa impacto menor, já que quanto menor o consumo de energia, menor também será o impacto na distribuição de água.

Sem contar que para evitar infiltrações, é importante verificar a situação das calhas e das tubulações, para que ela consigam escoar bem a água, e não cause danos na estrutura do condomínio.

Também é recomendado verificar a situação das telhas, se estão bem instaladas e firmes, para que nenhum imprevisto aconteça causando algum tipo de transtorno, principalmente no caso de uma tempestade.

Já nos condomínios que possuem boca-de-lobo, é importante pensar na retirada dos detritos, folhas e outros tipos de objetos, e se for necessário contratar uma empresa especializada, com equipe treinada e equipamentos adequados para desobstruir e retirar os materiais sólidos. Agindo assim, a gestão do condomínio evita alguns prejuízos, se utilizar algum produto inadequado, e pode prejudicar o fluxo da água.

Se o condomínio for vertical, com garagens subterrâneas, é recomendado que o mesmo tenha algum tipo de bomba que consiga extrair a água que corre o risco de ficar acumulada.

E também deve se antecipar e implantar soluções ou tecnologias para lidar com os possíveis alagamentos futuros. A maioria dos problemas nesses locais são por conta das chuvas, é porque possuem algum ralo ou bueiro entupido.

Outro ponto importante que precisa ser analisado é em como manter a fachada conservada. Os cuidados, ou a falta deles, com muros e cercas podem ocasionar na queda de rebocos e até mesmo de toda a sua estrutura, colocando em risco os moradores, os visitantes e até os transeuntes.

Esses são problemas causados pela falta de manutenção preventiva, e pode ocorrer facilmente no verão. Que ao mesmo tempo é um período de chuvas intensas, e que castiga algumas regiões com a seca.

É por isso que a administração do condomínio precisa sempre se antecipar e realizar as manutenções, para que nenhum morador fique exposto a algum risco, e o condomínio não sofra danos na sua estrutura.

Outro detalhe a ser observado é a conservação das fachadas. A falta de cuidados com muros e cercas pode causar a queda de rebocos ou mesmo de toda a sua estrutura e, com isso, colocar em risco os transeuntes ou, até mesmo, os moradores.

 

Tohea Ranzetti – Síndico Legal

LEIA TAMBÉM

👉INSCREVA-SE NA TV SÍNDICOLEGAL CLICANDO AQUI!👈


FAÇA PARTE DE NOSSOS GRUPOS NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

👉 CLICANDO AQUI! 👈

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here