A diferença entre a manutenção preventiva e corretiva

0
62
A diferença entre a manutenção preventiva e corretiva
A diferença entre a manutenção preventiva e corretiva

Manter a manutenção predial em dia é um dever do síndico que visa o bem-estar e a segurança dos condôminos, colaboradores e visitantes do condomínio. Um piso quebrado pode fazer alguém escorregar e machucar-se gravemente, a falta de limpeza das áreas comuns pode atrair bichos peçonhentos, além de ser desagradável, por exemplo. Tudo isto está no âmbito da manutenção predial e não pode ser negligenciado.

 

 

No entanto, poucos percebem que existem duas manutenções prediais diferentes, a preventiva e a corretiva, e muitos acabam deixando para fazer a manutenção só quando algo estraga, quebra, machuca alguém, ou pior, quando algo de fatal ocorre. É claro que alguns acidentes não dependem da falta de manutenção e algumas coisas podem quebrar-se da noite para o dia, mas quando o plano de manutenção é bem feito essas ocorrências podem ser minimizadas.

 

 

Manutenção Preventiva

Ela é essencial e não pode faltar ao longo dos meses, chama-se preventiva pois ela procura possíveis problemas, não esperando os sintomas da falta de manutenção aparecerem. Ela consiste em dar um “check-up” em tudo aquilo que é mais sensível em um condomínio – bombas, para-raios, elevadores, calhas, partes elétricas etc. – e verificar se tudo está certo.

 

 

Manutenção Corretiva

Essa serve para os momentos em que algo já deu errado, estragou, quebrou, estourou, parou de funcionar. Enfim, ela, como o próprio nome diz, corrige um erro que já está evidente. Enquanto a manutenção preventiva vai atrás de descobrir se não há um vazamento e o conserta se existe, a corretiva vai atrás de resolver a infiltração/goteira que já está evidente.

 

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here